Publicidade
LocalPrimeira Vista

Candidatura de recolha selectiva de biorresíduos aprovada

A candidatura da Câmara Municipal de Ovar ao Aviso POSEUR 11-2019-29, para a implementação da recolha selectiva de biorresíduos em todo o Concelho de Ovar, já se encontra aprovada. Esta será uma recolha inovadora, onde o Município de Ovar se junta aos Municípios pioneiros no País a implementar a recolha desta tipologia de resíduos, que passará a ser obrigatória a partir de 2024.

O presente projecto permitirá oferecer à totalidade da população do município de Ovar um sistema de deposição e recolha de biorresíduos, instalando em todo o concelho 32.315 contentores para biorresíduos com uma capacidade útil disponível de 44286 ton/ano, respondendo a 100% do potencial máximo de produção de biorresíduos calculado em 11929.20 ton/ano em 2022, garantindo o aumento futuro das quantidades e a acessibilidade territorial dos equipamentos a todos os munícipes e estabelecimentos do canal Horeca (que abrange os estabelecimentos de hotelaria, restauração e cafetaria).

A solução técnica adoptada permitirá o cumprimento e superação das metas de preparação para reutilização e reciclagem e de desvio de RUB (Resíduos Urbanos Biodegradáveis) de aterro, previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), o aumento da qualidade da reciclagem multimaterial e o aumento da valorização orgânica de resíduos urbanos.

publicidade

A operação consiste na deposição e recolha de biorresíduos sustentada num software de gestão integrador de um parque de contentores específicos para a deposição de biorresíduos com tecnologia de controlo de acessos nos contentores coletivos e de reconhecimento do utilizador em qualquer contentor.

A operação é complementada por um plano de comunicação e sensibilização e monitorização de todo o processo. O projecto terá a duração de 24 meses, a contar da data de assinatura do contrato, estimando-se o seu início em agosto 2020 e término em junho 2022. O projecto terá um investimento total superior a 1,3 Milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo