CiclismoDesportoPrimeira Vista

Henrique Casimiro conquista Troféu Joaquim Agostinho

Dia de glória para a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL. Henrique Casimiro vence a 42.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Escreve-se hoje história nas páginas da estrutura de Ovar, que pela primeira vez conquista este prémio.

O alentejano Henrique Casimiro foi hoje o segundo a cortar a meta no final da terceira etapa, que uniu Foz do Arelho ao Alto de Montejunto num exigente percurso de 179,3 km. Mas conquistou a Camisola Amarela com uma margem de 30 segundos sobre o 2.º classificado. Sérgio Paulinho fecha o pódio da Geral Individual ao terminar na 3.ª posição.

Além da Geral Individual Henrique Casimiro – que no ano passado ganhou a última etapa, mas perdeu a corrida por apenas 4 segundos – ainda ganhou mais duas classificações: Pontos e Montanha. A EFAPEL foi também a grande vencedora da Geral por Equipas.

Este domingo foram várias as tentativas de fuga, não vingando nenhuma, no arranque da tirada. Só aos 60 km um grupo com sete homens formou aquela que seria a fuga do dia, não durando, contudo, 100 km. Faltavam cerca de 25 km para a meta quando esta iniciativa foi anulada.

Em dia da aguardada etapa-rainha, após um início de escalada para a meta com o pelotão compacto, tudo se decidiria nas duas subidas consecutivas dos últimos 7,3 km: Avenal e Alto de Montejunto. Henrique Casimiro e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) atacaram, ficando para trás um grupo que se ia desfragmentando. José Neves (Burgos BH) conseguiu saltar para a frente da corrida e com os derradeiros quilómetros em subida, resistiu ao lado de Henrique Casimiro, até ao fim, cortando a meta 1 segundo antes do corredor da EFAPEL.

“Esta é a prova mais importante para mim, muito emotiva. É uma vitória que dedico à família. Há seis anos, quando fiz terceiro, a minha esposa, que estava grávida, perdeu a nossa filha. Ficou prometido que venceria o Troféu Joaquim Agostinho para lhe dedicar. Mais do que um objetivo desportivo, este era um compromisso pessoal”, revelou, emocionado, Henrique Casimiro em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo. E prosseguiu:

“Hoje foi a continuação da edição passada da corrida. Não queria perder o prémio por 4 segundos, podia perder um minuto ou dois, mas iria arriscar tudo. Daí ter atacado tão cedo, até porque sabia que os adversários se defenderiam melhor na fase menos inclinada. Tive de atacar muito cedo, depois do trabalho extraordinário da equipa. Após isso foi gerir o esforço”.

Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, também emocionado disse que “esta vitória foi ouro sobre azul e muito merecida. É a primeira da época num prémio por etapas, embora já estivéssemos muito perto de vencer a Amarela em competições importantes do calendário nacional”. O atual líder da equipa adiantou que era objetivo “ganharmos com o Henrique, munidos de toda a humildade e inteligência. Por isso levamos o Troféu para casa e é uma vitoria do coletivo, com um trabalho excelente de todos”.

Para Rúben Pereira, esta corrida, a seguir à Volta a Portugal, “é uma das mais desejadas, onde todos se preparam para a discutir e tentar ganhar, por ter uma qualidade e um pelotão internacional de grande nível. Pela primeira vez na história da EFAPEL ganhamos o troféu, é uma vitória que dedicamos também ao nosso ‘main sponsor’ EFAPEL, na pessoa do seu administrador, Eng. Américo Duarte e de todos os parceiros que nos acompanham esta época, bem como uma homenagem ao staff da equipa, que se revelou incansável estes dias”, concluiu.

CLASSIFICAÇÕES:

CLASSIFICAÇÃO ETAPA
3.ª ETAPA: Foz do Arelho – Alto de Montejunto: 179,3 km
1.º José Neves (Burgos BH), 04h40m47s
2.º Henrique Casimiro (EFAPEL), a 01s
5.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 51s
16.º Niki Mihaylov (EFAPEL), a 01m38s
42.º Marcos Jurado (EFAPEL), a 10m31s
46.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), a 12m27s
47.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt

CLASSIFICAÇÃO ETAPA POR EQUIPAS
1.ª EFAPEL, 14h04m51s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – AMARELA
1.º Henrique Casimiro (EFAPEL), 12m48m58s
3.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 01m02s
14.º Niki Mihaylov (EFAPEL), a 01m56s
40.º Antonio Angulo (EFAPEL), a 13m02s
42.º Marcos Jurado (EFAPEL), a 14m30s
54.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), a 18m30s

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª EFAPEL, 38h30m04s

GERAL PONTOS – VERDE
1.º Henrique Casimiro (EFAPEL), 42 Pontos
8.º Antonio Angulo (EFAPEL), 19 Pontos
13.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), 10 Pontos

GERAL MONTANHA – AZUL
1.º Henrique Casimiro (EFAPEL), 32 Pontos
7.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), 14 Pontos
17.º Marcos Jurado (EFAPEL), 3 Pontos

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo