Cultura

Cerciesta estreia produção cinematográfica

A Cerciesta estreia o filme “Pé de Feijão”, no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 19 horas, no cineteatro de Estarreja, no âmbito do VIII Festival de Artes.

A Cerciesta desenvolve há oito anos um projecto de inclusão social para pessoas portadoras de deficiência através de diferentes formas de expressão artística, que culmina na apresentação do Festival DiferenciArte (projecto cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação). Ao longo dos anos o projecto tem integrado diversas componentes artísticas, entre elas o teatro, dança, música, cinema de animaçao, artes cerâmicas e fotografia, abrangendo cerca de 25 pessoas com deficiência da Cerciesta e envolvendo IPSS congéneres na exibição de práticas culturais inclusivas.

Considerando a actual situação de pandemia, Mónica Amaral, directora técnica do Centro de Actividades Ocupacionais da Cerciesta, explica que a instituição “apostou, este ano, na sua primeira produção cinematográfica que retrata a vida de um moleiro e do seu filho, na década de 1940, que tem o sonho de ser bailarino”.

Frisando que “os protagonistas do filme são os utentes da Cerciesta, pessoas portadoras de deficiência”, trata-se de uma aposta da Cerciesta “desafiante e estimulante, que visa ultrapassar os constrangimentos que poderíamos vir a enfrentar com a exibição em palco das performances de teatro e dança devido à pandemia”. Mesmo assim, o projecto continua a ter como objectivo principal sensibilizar a comunidade para o potencial artístico das pessoas portadoras de deficiência e para o seu papel activo na comunidade, visando a sua inclusão social.

À semelhança dos anos anteriores, o certame mantém a exposição fotográfica e a mostra de artes cerâmicas, que este ano serão realizados em ambiente ‘outdoor’, na praça do Mercado Municipal de Estarreja.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo