
Com projeto pronto, a Região de Aveiro está à procura de financiamento para construir uma via ciclável numa das margens do Canal de Ovar da Ria de Aveiro, entre o Carregal e São Jacinto.
O traçado da ciclovia foi apresentado numa das sessões temáticas do Congresso da Região de Aveiro dedicada à mobilidade, pelo presidente da Câmara de Ovar.
Pensada para uma extensão de pouco mais de 25 quilómetros, a ciclovia vai complementar o troço já executado na Torreira, acompanhando a Estrada Nacional 327.
A infraestrutura, segundo Domingos Silva, destina-se a conferir mais segurança aos ciclistas que diariamente utilizam aquela estrada nacional ao mesmo tempo promove o turismo ciclável.
Dos cerca de 25 quilómetros de extensão, 5,5 situam-se no concelho de Ovar, 15 no concelho da Murtosa, mas aqui com a reabilitação e integração de cerca de cinco quilómetros já existentes e cerca de 10 quilómetros e no Conselho de Aveiro.
A implementação da via privilegia opções construtivas pouco intrusivas, que incluem passadiços de madeira sobre estacas no atravessamento de zonas húmidas e a utilização de materiais locais para preservar os habitats.
O projeto encontra-se orçado em cerca de 8,3 milhões de euros, estando agora a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro à procura de financiamento.