“Com A Alma Na Mão, Caminha” – a brutalidade da guerra em Gaza

O filme “Com A Alma Na Mão, Caminha”, de Sepideh Farsi, está em estreia na Castello Lopes Cinemas do Vida Ovar.
Na primeira semana de exibição, as sessões contaram com uma apresentação pela realizadora, em formato vídeo.
Realizado por Sepideh Farsi, este documentário descreve não só a brutalidade da ocupação israelita na Faixa de Gaza, como a extraordinária resiliência de quem o vive por dentro.
Através de sucessivas videochamadas com Fatma “Fatem” Hassouna, uma jovem fotojornalista residente em Gaza, Farsi retrata o quotidiano sob bombardeamentos israelitas. Entre imagens captadas por telemóvel e relatos marcados pela destruição, pela fome e pelo medo, vemos surgir pequenos gestos de normalidade que alimentam a esperança de um futuro melhor.
No desfecho do filme, Farsi partilha com Fatem a notícia da seleção da obra para o Festival de Cinema de Cannes. A jovem reage com entusiasmo e manifesta o desejo de estar presente. Porém, esse sonho é tragicamente interrompido quando, no dia seguinte, a sua casa é atingida por um bombardeamento que vitima Fatem, assim como vários membros da sua família.
Fatem foi assassinada, juntamente com a maior parte da sua família, por um ataque israelita a 16 de abril de 2025, depois de receber a notícia que o filme tinha sido selecionado para o Festival de Cannes.
O título do filme refere uma frase de Fatem: “sair à rua é um ato de coragem, como por a alma na mão e caminhar”.