CulturaPrimeira Vista

Corpo do militar português morto no Mali aguardado na base de Maceda

Um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa partiu terça-feira para o Mali para transportar os restos mortais do militar para Portugal, sendo aguardado na base de Maceda durante a madrugada de quarta-feira.

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, estará presente no aeródromo militar, em Maceda, Ovar, acrescentou a mesma fonte.

Gil Fernando Paiva Benido, natural de Valongo, 42 anos, integrava desde maio o contingente nacional na missão da União Europeia no Mali, sediada em Bamako, e era adjunto do oficial de transmissões da força portuguesa.

O local onde ocorreu o ataque, Hotel Le Campement Kangaba, “é reconhecido e autorizado pela Missão de Treino no Mali – ao serviço da qual estava o militar – como `Wellfare Center´ entre os períodos de actividade operacional dos militares que prestam serviço naquele país, segundo o Estado-Maior General das Forças Armadas.

O militar morreu “devido a confrontos ocorridos na sequência de um ataque de elementos rebeldes que provocou outras baixas entre elementos de outros contingentes”, segundo uma nota do Exército divulgada segunda-feira.

Outros militares ficaram feridos, “incluindo um português”, que “já se encontra completamente recuperado”, refere a mesma nota.

Um inquérito “no sentido de esclarecer as circunstâncias que envolveram o ataque terrorista em Bamako” já foi instaurado, adiantou segunda-feira o EMGFA.

A principal aliança ‘jihadista’ do Sahel ligada à Al-Qaida reivindicou entretanto o atentado de domingo perto de Bamako, no Mali, num comunicado divulgado nas redes sociais e noticiado pelas agências privadas mauritanas ANI e Al-Akhbar.

No comunicado, o “Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos” afirma que os três atacantes, pertencentes à etnia fula, morreram no ataque contra estrangeiros que durou várias horas.

Actualização (às 15h30): Fonte oficial do Ministério da Defesa adiantou que a chegada do corpo do militar está prevista para o Aeródromo Militar de Figo Maduro (AT1), anexo ao Aeroporto de Lisboa, porque o voo previsto directamente para Ovar foi alterado devido às “condições atmosféricas”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo