DesportoPrimeira Vista

Corrida Popular de Esmoriz promove vocação ambiental da cidade

Esmoriz é a freguesia mais a norte do concelho de Ovar, na fronteira com Espinho e tem a particularidade de ter uma imensa mancha florestal, a maior após os centros urbanos do Grande Porto, partilhando essa característica com a vizinha Cortegaça. De resto a Corrida Popular de Esmoriz percorre as duas freguesias (Esmoriz e Cortegaça) num percurso de elevada qualidade técnica, plano, versátil, que surpreende pela positiva a quem não conhece aquele local. E ainda são muitos que desconhecem as potencialidades de Esmoriz, pelo que o evento do dia 26 de abril é também uma afirmação da cidade, como o reconhece António Bebiano, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz: «A Corrida Popular é uma forma de dar a conhecer Esmoriz pela sua vocação ambiental e organização ao nível do ordenamento. É pois, um evento forte que encaixa na perfeição nessa estratégia e estamos muito satisfeitos, tanto mais que é um dos nossos objetivos potenciar ações que promovam o bem-estar e saúde da população, para além de colocar Esmoriz na agenda das corridas populares» – refere António Bebiano.

A prova arranca de uma extensa avenida, junto ao mar, em direção a Cortegaça, fazendo depois o regresso ao ponto de partida pela estrada do Buçaquinho (zona verde muito frequentada) e o facto de o percurso tocar as duas freguesias é do natural agrado de Sérgio Vicente, líder da Junta de Freguesia de Cortegaça, que recorda a força do concelho de Ovar no atletismo: «Também nós em Cortegaça temos a Meia Maratona e a Corrida Popular de Esmoriz vem completar e equilibrar um mapa de eventos desportivos de âmbito popular no concelho a que se acrescenta a Meia Maratona de Ovar e a São Silvestre» – diz Sérgio Vicente que realça o traçado da prova do dia 26 de abril: «Será de facto uma corrida muito agradável, num percurso muito bem conseguido, acompanhado em grande parte pela rede de ciclovias existente nas duas freguesias» – assegura o presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça.

Novo conceito nasce de uma atualização
A Corrida Popular de Esmoriz nasce da atualização da Corrida/Caminhada da Liberdade, de âmbito local, realizada em anos anteriores pelo Health Club X5, propriedade do ex-pugilista Vitor Sá, conhecido pelos seus títulos mundiais de boxe. Em tempo recorde, foi possível uma parceria com o Atletas.net que assume a organização, em conjunto com um grupo de entidades, preservando e respeitando a génese do projeto. Passou-se então à fase de reestruturação do evento na sua componente técnica, algo que os responsáveis pela organização classificam de «um processo fácil e tranquilo».

Vitor Sá, do Ginásio X5, admite que esta corrida vem na altura certa para Esmoriz: «Esta terra já precisava de uma corrida assim e estou certo que será um sucesso, pelo cuidado e profissionalismo de toda a equipa organizativa, onde nos incluímos» – diz o conhecido ex-pugilista, natural de Esmoriz.

Por sua parte, José Manuel Henriques, do Atletas.net, adianta as razões que estiveram na origem da aceitação deste desafio: «Temos tido várias propostas do género mas não podemos aceitar todas. Aconteceu isso com Esmoriz porque percebemos rapidamente do potencial do local, do interesse, transparência e dinamismo demonstrados» – E adianta:«Confesso que fiquei surpreendido quando pela primeira vez vi o percurso e já tive o cuidado de o percorrer enquanto atleta. Só posso dizer que do ponto de vista técnico é excelente».

A Corrida Popular de Esmoriz integra a prova principal de 10 quilómetros, a que se junta a X5/Futpark Caminhada da Liberdade, de 5 quilómetros, estando as inscrições a decorrer no portal Atletas.net.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo