Saúde

Cuidados a ter com os pés durante o verão – Por Dr.ª Fátima Carvalho

Nos dias mais quentes é imprescindível que exista uma atenção redobrada com os seus pés. Os pés são uma das partes mais importantes do nosso corpo e, apesar de serem o alicerce da nossa postura, são esquecidos na maioria das vezes.

Durante o dia os pés estão expostos à pressão do calçado, que por vezes não é adequado à fisionomia do pé, acabando por causar traumatismos repetitivos. A adoção de uma postura incorreta devido ao calçado e a ausência de cuidados podem tornar os pés mais vulneráveis a diferentes patologias biomecânicas e/ou dermatológicas, contribuindo, assim, para o aparecimento de lesões e problemas podológicos, como por exemplo: unhas encravadas, calos, micoses, xerose cutânea entre outros.

Como forma de prevenção é necessário adotar cuidados diários, tais como a lavagem com água e sabão de pH neutro ou sabão ozonizado; a secagem com uma toalha macia, com especial atenção entre os dedos; e a aplicação de loção hidratante para manter a pele dos pés suave e hidratada, o que acaba por prevenir fissuras e calosidades.

O calçado também é algo que deve ter sido em conta. Durante esta época, o uso de sapatos fechados e meias pode levar à concentração de humidade e, consequentemente, ao aparecimento de fungos e bactérias, sendo importante trocar de meias diariamente, bem como deixar o calçado a arejar preferencialmente 24 horas e se possível ao sol, antes de o calçar novamente.

Na praia, na piscina ou sempre que os pés estejam expostos ao sol, é importante aplicar protetor solar, uma vez que a pele é bastante sensível e, quando queimada, impossibilita que consigamos andar em perfeitas condições.

Caminhar descalço tem as suas vantagens, principalmente no verão, possibilitando que o pé respire, ajudando, assim, a melhorar a circulação sanguínea. No entanto, é importante ter algum cuidado, já que os pés acabam por ficar expostos a impurezas e a certos perigos. Evite caminhar descalço em locais públicos, nas piscinas, balneários ou hotéis e utilize sempre chinelos para evitar o contacto com fungos e bactérias.

É importante manter os cuidados com os seus pés e estar atento aos sinais. No caso de dúvidas ou suspeita de algum problema deve contactar um Podologista.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo