Publicidade
Opinião

Desporto Escolar na EB António Dias Simões despertou interesse pelo atletismo – José Lopes

MarianaSem qualquer experiência de prática desportiva como tantas outras crianças e jovens, acabou por ser através do desporto escolar que a aluna Mariana Gomes, despertou, neste caso, para a modalidade do atletismo na sequência da sua participação nas habituais atividades desenvolvidas pela equipa de docentes da EB António Dias Simões, como são o Corta-Mato ou o MegaSprinter, em que chegou à Fase Nacional realizada no Algarve, no estádio Municipal Bela Vista, Parchal – Lagoa.

A frequentar o 5º ano, na turma F da EB António Dias Simões, a Mariana Gomes estreou-se nas corridas na prova do Corta-Mato escolar no final do primeiro período letivo, classificando-se em 4º lugar (infantis-A). Mas acabou por ser numa prova rápida como é o MegaSprinter, na fase de escola, que se destacou e assegurou com determinação a sua presença nas fases seguintes.

Acompanhada pelos colegas alunos, apurados nos diferentes escalões femininos e masculinos do MegaSprinter e do salto em comprimento, em representação da António Dias Simões. Só a Mariana Gomes viria a conseguir, na Pista de Atletismo de Vagos passar á Fase Nacional ao assegurar o 3º lugar na Final A de infantis com o tempo de 6,87 (segundos), melhorando relativamente ao seu 2º lugar na eliminatória 13 em que tinha atingido 6,96 nos 40 metros planos.

publicidade

Foi com um curto percurso de familiarização com a modalidade do atletismo proporcionada pela escola pública e o desporto escolar, que esta jovem aluna nascida em 2003, teve o privilégio de vivenciar a Fase Nacional do MegaSprinter que se realizou nos dias 28 e 29, em representação da Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE) de Aveiro, integrando uma delegação de atletas que incluíam também alunos das escolas secundárias, José Macedo Fragateiro e Júlio Dinis. Num total de 900 participantes em representação de 23 (CLDE).

Mais do que os resultados finais nesta Fase Nacional, na aluna Mariana ficou a motivação e o interesse pela prática do atletismo, que os professores da Educação Física na EB António Dias Simões ajudam a incentivar e a orientar, podendo mesmo vir a beneficiar de um protocolo que permita, que esta jovem, que despertou atenção neste seu primeiro ano (5º ano) no 2º ciclo, possa poder treinar numa escola vocacionada para a área do atletismo no âmbito do desporto escolar, como é o caso da Secundária Júlio Dinis.

06/04/2014
José Lopes

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo