CulturaPrimeira Vista

Duas novas espécies registadas no Buçaquinho

Num dos últimos passeios nocturnos dos biólogos da Unidade de Vida Selvagem – Wildlife Research Unit pelo Parque Ambiental do Buçaquinho foram identificados mais dois novos registos para o PAB: a rã ibérica (Rana iberica) e o sapo parteiro comum (Alytes obstetricans), anuncia a página da cafetaria ali instalada.

A primeira espécie só existe na península ibérica, o segundo (na foto), tem uma característica muito curiosa: o macho transporta os ovos consigo, entre as pernas, da postura até à eclosão.

Infelizmente, ambas as espécies são vítimas de elevada mortalidade, sendo  muitos atropelados todos os anos, durante as migrações para os locais de reprodução.

Milene Matos é bióloga da Unidade de Vida Selvagem – Wildlife Research Unit da Universidade de Aveiro e uma das responsáveis técnicas pelo trabalho de levantamento de fauna que aquela instituição, em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar e a Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho, está a desenvolver no Parque Ambiental do Buçaquinho, na Barrinha de Esmoriz, Cordão Dunar e matas litorais do norte do município de Ovar.

O Prémio Terres de Femmes, atribuído anualmente pela Fundação Yves Rocher a mulheres que se destacam em projectos na área do ambiente, reconheceu, este ano, o trabalho que a bióloga Milene Matos tem desenvolvido na Mata Nacional do Buçaco: “Biodiversidade para todos”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo