EmpresasPrimeira Vista

Empresa de Ovar lidera projectos de reabilitação energética

O Investor Confidence Project Europe (ICP Europe) pretende dinamizar investimentos de capital privado em projectos de reabilitação energética, apoiando a Europa no seu ambicioso objectivo de redução em 90% das emissões de carbono nos edifícios até 2050.

A estratégia de disseminação europeia do projecto estará a cargo da empresa portuguesa RdA – Climate Solutions, de Ovar, no âmbito de um consórcio europeu composto por sete entidades, maioritariamente Pequenas e Médias Empresas (PME). Este consórcio é financiado no valor de 1,9 milhões de euros através do programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, o Horizon 2020.

“O ICP Europe trabalha com os sectores financeiro e da eficiência energética para quebrar barreiras ao investimento em eficiência energética, fornecendo sem custo, ferramentas open source para a reabilitação de edifícios e apoio” refere Panama Bartholomy, diretor do Investor Confidence Project Europe. “A Comissão Europeia deixou claro que a falta de padronização dos projetos de reabilitação energética e de dados de desempenho reais dos projeto inviabiliza os investidores de considerarem a eficiência energética como uma oportunidade de investimento. Este financiamento demostra o apoio da Comissão à abordagem europeia do ICP para resolver estes problemas e assinala que esta iniciativa pode ajudar a levar a eficiência energética na europa para o próximo nível”.

A Comissão Europeia listou o ICP Europe na sua página dedicada ao financiamento à eficiência energética como uma iniciativa que está a acelerar o investimento em eficiência energética, padronizando as melhores práticas para o desenvolvimento e avaliação de projetos de eficiência energética na Europa.

O ICP Europe é apoiado por diferentes entidades do setor bancário, agências governamentais e empresas de engenharia. O Comité Europeu de acompanhamento do projeto inclui, entre outros, organizações como o ING Commercial Banking, o Green Investment Bank, a Siemens, a E.ON ou o United Kingdom Department of Energy and Climate Change.

O Investor Confidence Project Europe nasceu como resposta às necessidades dos setores de investimento e de eficiência energética a nível europeu adaptando um programa do Environmental Defense Fund nos Estados Unidos, amplamente reconhecido como caso de sucesso.

A iniciativa irá acelerar os processos de financiamento de projetos de eficiência energética, atraindo investidores e capital necessários ao cumprimento das metas nacionais e europeias para a reabilitação energética de edifícios.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo