CulturaPrimeira Vista

Um regresso a casa chamado “Yeborath”

Ana Renata Polónia nasceu no Porto (onde reside) em 1985, mas é natural de Ovar. Na sua formação, desde cedo procurou explorar diversas áreas artísticas: praticou dança na Escola de Bailado do Orfeão de Ovar, a partir dos 5 anos, por um período que se estendeu ao longo de 21 anos, com participação em inúmeras coreografias e espectáculos; recebeu formação musical em piana pela Academia de Artes Maria Amélia Dias Simões durante 7 anos; colaborou com a associação de teatro de marionetas AATMO; praticou ainda natação sincronizada e no percurso escolar enveredou pela área artística.

Concluiu o Mestrado Integrado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo sido bolseira do programa Erasmus por um ano, ao lonfo do qual viveu em Ferrara (Itália), período em que ingressa a Campagnia Ballaró. Como tema da sua dissertação de Mestrado (três Danças para um Arquitecto) explorou a relação entre a dança contemporânea e o espaço, através da análise de vídeos de dança dos anos 90.

Foi estagiária nos ateliers de Álvaro Leite Siza Vieira, Luís Pedro Silva e Virgínio Moutinho onde, actualmente, trabalha como arquitecta. Em 2011 colaborou na elaboração de uma aula aberta sobre dança e arquitectura, com Teresa Vaz e Né Barros, no âmbito de Projeto IV (projectar uma escola de dança) na FAUP.

Colabora ainda, pontualmente, a nível coreográfico com a Escola de Dança Contemporânea do Orfeão de Ovar e frequenta aulas de Dança Contemporânea regularmente no Ballet Teatro do Porto. A título pessoal, procura participar em projectos ambivalentes, que lhe permitam conciliar diferentes campos artísticos.

Em 2012, inicia a criação na área da vídeo-dança, com o trabalho “A Dimensão Oculta”, curta-metragem criada no contexto do Workshop de Vídeo-Dança O Corpo na Cidade, evento integrante da Maratona de Dança 2012 co-produzida pela Ventos e Tempestades – Associação Cultural e o Teatro Municipal de Vila do Conde, participando nos festivais MAP/P Mostra de Processos, FRAME research e InShadow’12, onde recebe o prémio Vo’Arte para o melhor filme português.

Foi ainda artista residênte na Fábrica de Movimentos, como intérprete da criação de Alice Gonçalves, Apocalipse, selecionada para a Mostra desenvolvido o projeto de vídeo Êxodo, em colaboração com Teresa Santos, sobre a obra de reconstrução de uma habitação familiar em Arnas – Sernancelhe.

Ana Renata Polónia regressa hoje à sua cidade para apresentar, no Centro de Arte de Ovar (22h), o seu mais recente trabalho, “Yeborath”, que representa um espaço sonoro que alberga as mais misteriosas criaturas, o oceano surge como mote para uma divagação sobre a fronteira entre o sonho e realidade.

Através da imagem de “Yeborath”, a Mulher de Porto Pim, o corpo procura um estado “líquido” que flutua entre o real e imaginário ao sabor da imprevisibilidade, deixando-se conduzir pelo som da sua voz mais íntima.

https://vimeo.com/133264002

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo