CiclismoCovid-19Desporto

Escola da Efapel a todo o gás para fazer frente à pandemia

São as escolhas que fazem a diferença na vida das pessoas e das organizações e a Efapel – Escola de Ciclismo de Ovar decidiu enfrentar a Pandemia de Covid-19 colocando todos em movimento. Em tempos de confinamento, nada como reinventar soluções e ser criativos todos os dias com as ferramentas disponíveis. Só assim é possível conseguir manter os níveis de motivação dos jovens atletas que fazem parte desta Família. Tarefa árdua, mas não impossível.

Procurar manter sempre o ritmo, buscando propósitos e formas de contacto constante, treinos online com os diversos atletas de cada escalão, treinos conjuntos e a organização de um ciclo de palestras com os diferentes departamentos da Equipa sobre vários temas tem sido o ponto de partida. A Escola está também em cooperação com a Equipa profissional, com um conjunto de treinos que estão a ser orientados por alguns dos corredores profissionais. Tudo para manter os índices motivacionais destes jovens em alta, que é e será sempre a prioridade. Para tal tudo será feito para manter uma dinâmica positiva entre todos: atletas, dirigentes e claro, os pais, que têm tido um papel importante no apoio e colaboração em todos os momentos.

Ainda assim a paragem competitiva motivada pelo novo coronavírus não significa paragem total da comunidade velocipédica nacional. A Escola apostou na formação contínua dos seus técnicos e participou no ciclo de formação online, dirigido aos treinadores de ciclismo, promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Quatro sessões que garantiram aos formandos a abordagem a temas como: “Actividades para Jovens Ciclistas em Tempo de Pandemia”, “Distúrbio de Ansiedade/ Depressão e Gestão de Objectivos”, “Alimentação e Suplementação Desportiva em Pandemia Covid-19” e “Retorno à Competição – Diagnóstico e Prevenção de Lesões no Ciclismo”.

“Todos estamos a aprender novas formas de comunicação e interatividade com os nossos atletas. São tempos em que passamos horas a reinventar processos até então pré-estabelecidos e que agora, por força das circunstâncias, tivemos que recriar de forma a gerar uma nova adaptação aos mesmos, assim como a forma de transmitir à distancia a mensagem aos nossos atletas”, explica Jorge Henriques, Director Desportivo da Escola.

“Realmente vivemos tempos difíceis, tempos de grandes transformações para os quais a grande maioria não estava preparada. Perante todo este cenário tenho de dizer que estes jovens são enormes na sua essência, porque uma geração que vive desde logo com a pressão que lhe estávamos a colocar, nós, ‘sociedade moderna’, ainda terem de enfrentar mais esta realidade, aguentar todo este momento, confinados, sem saber como vai ser o regresso à competição (se é que vai haver), viver uma nova realidade com a escola virtual, num momento das suas vidas em que o processo de integração social é importantíssimo e ter de o fazer de forma virtual. E ainda ter de pensar no seu futuro… Só grandes Homens o conseguem aguentar com equilíbrio”, defende o dirigente.

Jorge Henriques afirmou ainda que todos estão a aguardar pelo “regresso à ‘liberdade’ de sentir correr o vento nas nossas faces, mas conscientes de que nada será igual. Estamos preparados para os novos desafios e seguramente que ‘Tudo Vai Ficar Bem’, somos EFAPEL”.

Ciclo de Palestras a realizar:
Dia 1 de maio, 11 Horas: “Treino fora da Bicicleta” – Dr. Pedro Malta – Fisioterapeuta (Clínica Pedro Malta, parceiro da Escola)
Dia 9 de maio, 16 Horas: “Auto Motivação” – Coaching Motivacional – Jorge Henriques
Dia 10 de maio: Palestra para pais: “Atletas, Pais e Treinadores – Dinâmicas promotoras de sucesso” – Jorge Henriques
Prevista mas ainda sem data: “Eu e a minha Bicicleta” – importância do BikeFit – Cyclos Bike Studio – sponsor da Escola

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo