CarnavalPrimeira Vista

Escolas de samba escolhem temas em concursos que promovem o talento e a criatividade

Longe vão os tempos em que as escolas de samba do Carnaval de Ovar adaptavam temas mais ou menos recentes do Carnaval do Rio de Janeiro para ilustrar os seus sambas enredo. Hoje, tudo é diferente e a originalidade vai ao ponto das diversas escolas abrirem concursos de talentos para escolher os temas que serão tocados até à exaustão nos corsos da cidade de Ovar.

O samba que vai acompanhar o enredo da escola de samba Costa de Prata no Carnaval de Ovar de 2018 foi escolhido no passado sábado. A quinta edição do concurso contou com 6 sambas concorrentes, o que faz deste um dos mas concorridos em todo país. O juri escolheu o samba escrito por Sérgio Chipelo para levar nos dias dos grandes corsos da cidade em que o enredo andará à volta da lenda mitológca da “Caixa de Pandora”.

Aliás, a Costa de Prata, que é campeã em título, aposta muito neste tipo de eventos, promovendo um certame que prima pela organização. A sua direcção garante que “tem procurado, ano após ano, melhorar o sistema de votação de forma a que o concurso seja cada vez mais atractivo, rigoroso e justo”.

Também a escola de samba Charanguinha promoveu o seu concurso, tendo surgido três temas concorrentes para dar vida ao enredo “O Rei da Pop”. Numa eleição que decorreu em setembro, a Charanguinha escolheu o samba de Roseídson Silva, em mais uma noite festa. Tal como o próprio nome indica, o samba enredo da Charanguinha é aguardado com alguma expectativa, pois vai prestar homenagem ao cantor Michael Jackson.

O samba da dupla Pedro Pinho e Hugo Machado foi o vencedor do concurso do samba enredo da escola de samba Juventude Vareira. “O Encantador Mundo dos Sonhos” era o tema proposto e mais uma vez as candidaturas surgiram num desfile que decorreu nas instalações da escola na Aldeia do Carnaval.

Em 2018, a escola de samba Kan-kans vai desfilar sob o tema “Abrir o mar para você”. Mais uma escola de samba cujo samba enredo andará em torno de um tema bíblico (as pragas, o êxodo, o dilúvio, etc) e, ao mesmo tempo, do domínio do fantástico.

O modelo das outras três escolas de samba mantém-se, decorrendo a recepção de trabalhos para o respectivo concurso de samba enredo, cuja final se realiza no dia 4 de Novembro, numa festa que englobará ainda a eleição da porta bandeira, mestre de sala, destaques e madrinha de bateria.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo