CulturaPrimeira Vista

“Al Berto” de Vicente Alves do Ó está em exibição no Cinema Dolce Vita

O filme “Al Berto”, inspirado na história de vida do poeta Al Berto e com realização de Vicente Alves do Ó, chegou às salas de cinema a 05 de outubro, e está em exibição no cinema Dolce Vita até ao próximo dia 25.

Vicente Alves do Ó diz tratar-se de “um filme geracional, do pós-25 de abril, feito através da história de vida do poeta Al Berto”. A rodagem decorreu em Sines e em Lisboa.

Com produção da Ukbar Filmes, “Al Berto” é uma ficção, um filme de época, inspirada num período da vida do poeta Al Berto, na década de 1970, mas é também “um passeio por uma geração dos 20 anos que na altura recebeu de bandeja a liberdade”.

“Foi uma figura ímpar, não só de Sines, abanou as convenções e a sociedade de então. Traz uma ideia de futuro, de liberdade e a sociedade não estava preparada para a diferença”, contou Vicente Alves do Ó, que conheceu e trabalhou com Al Berto no início dos anos 1990.

O elenco do filme conta com “uma nova geração de actores, que não é conhecida do cinema, nem da televisão” e com actores já com longo trabalho na representação, e dele fazem parte nomes como Ricardo Teixeira, que interpretará o papel de Al Berto, Joana Almeida, Manuela Couto, Miguel Seabra, Rita Loureiro e Elsa Valentim.

“Al Berto” tem apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual e da autarquia de Sines.

O poeta e editor Al Berto (pseudónimo de Alberto Tavares) nasceu em Coimbra, mas cresceu em Sines, onde escreveu “À procura do vento num jardim d’agosto” e dirigiu o Centro Cultural Emmerico Nunes. Morreu em 1997 aos 49 anos, dez anos depois de ter recebido o Prémio Pen Clube pela antologia poética “O Medo”.

Vicente Alves do Ó filmou “Al Berto” meses depois de ter estreado nos cinemas a comédia “O amor é lindo… porque sim!”.

O realizador é ainda autor de “Florbela” (2012) e “Quinze pontos na alma” (2011) e várias curtas-metragens.

“Al Berto” e “Florbela” são dois filmes de uma trilogia que Vicente Alves do Ó quer dedicar a poetas portugueses que o influenciaram na adolescência.

A par do cinema, Vicente Alves do Ó encenou, em junho do ano passado em Lisboa, a peça “Variações de António”, um monólogo para o actor ovarense Sérgio Praia, inspirado na biografia do músico António Variações.

Na nota que integra a promoção do filme, Vicente Alves do Ó escreve:

“A minha relação com a poesia e com os poetas nasce com Al Berto. Sou filho de Sines, terra do poeta de O MEDO e cresci muito próximo dele. Foi o Al Berto que viu as minhas primeiras coisas em teatro, que ouviu os meus primeiros textos e que me incentivou a escrever. Foi com ele que trabalhei no Centro Cultural Emmerico Nunes e foi com ele que sai, bebi copos, falei sobre cinema, literatura, amores, viagens, sonhos e passado.”

Al Berto já fazia parte da minha mitologia pessoal e familiar. Desde muito miúdo que sabia do ‘caso’ O Al Berto tinha vivido uma grande história de amor com o meu irmão João Maria. Ambos desenhavam, escreviam, completavam-se, amavam-se e viviam juntos com um grupo de amigos numa das casas da família Pidwell que o povo apelidava de ‘O Palácio’. Além do meu próprio conhecimento da história, conto ainda com o espólio ainda inédito do meu irmão João Maria que, quando morreu há sete anos, me deixou todo o material: poemas, textos, contos, um diário de quase vinte anos, materiais inéditos do Al Berto, um registo fotográfico imenso, correspondência – coisas que ele manteve fechadas e às quais ninguém teve acesso até hoje, nem mesmo a família ou os biógrafos que se dedicaram a estudar o poeta.

Além disso tive acesso a um número considerável de testemunhos vivos deste período extraordinário, que ajudaram em muito a dar carne e sangue ao projeto, às personagens e ao tempo, gente que ficará sempre ligada ao filme e que pretendo usar como consultores de tudo – desde a construção dos cenários ao trabalho com os atores. Por último, contei com a sua obra, especialmente O MEDO como reflexo da sua personalidade, pois reúne a sua poesia a partir de 1974.”

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo