CulturaPrimeira Vista

Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” apresenta-se na Igreja Matriz

Quadros Vivos de Caravaggio é um espetáculo que cruza teatro, música clássica e pintura barroca, numa interpretação em palco e em tempo real de 21 obras do mestre pintor de origem italiana.

Depois de uma primeira edição em Lisboa, e de seus sessões, em dezembro, na Igreja de Santo Ildefonso, no Porto, “Quadros vivos de Caravaggio” apresenta-se na Igreja Matriz de Ovar, no domingo, 12 de março, às 17h30, no âmbito das comemorações da Quaresma e Semana Santa ovarense.

A produção do espetáculo é 100% portuguesa, com dramatização encenada por Ricardo Barceló, que reúne cinco atores que dão vida aos quadros de Caravaggio através da expressividade física e facial, das poses e dos trajes, intercalando entre movimentos delicados e estudados.

“A Flagelação de Cristo” e “A Anunciação” são algumas das conhecidas obras de Caravaggio que contarão com a interpretação dos artistas neste espetáculo de quadros vivos, ao som da Missa em Si menor de Bach, e com uma iluminação que pretende replicar o típico efeito luminoso das obras deste artista barroco.

O espetáculo tem a duração de uma hora durante a qual Ricardo Barceló recria em palco uma dramatização completa de uma sequência de obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, que se vai construindo e desconstruindo, acompanhada de música sacra da época (Requiem), trabalhadas com luz por forma a emular o efeito luminoso característico das obras do pintor italiano.

Quadro a quadro, assistiremos às recriações das obras do pintor, testemunhando também a harmonia da música e dos movimentos na construção e desconstrução de cada cena. Em cada intervalo, experienciaremos também essencial neutralidade dos atores, criando uma expectativa pelo que virá de seguida.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo