Cultura

Está marcado um encontro com António Sala. Saiba onde…

O conceituado apresentador, músico e compositor António Sala será o convidado do “Encontro com o Autor”, que terá lugar no dia 21 de junho de 2025, pelas 16h, na Oficina de Artes, na Murtosa.
A conversa será moderada por Paulo Celso Monteiro e tem entrada livre.
O ciclo “Encontro com o Autor” é organizado pela Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa e visa aproximar o público dos autores e criadores, das mais variadas áreas artísticas, da escrita à música, passando pelas artes plásticas, cinema ou teatro, através de sessões de conversa e partilha, onde a proximidade e a informalidade são a tónica dominante.
ANTÓNIO SALA
Nasceu em Vilar de Andorinho e passou parte da sua infância em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia.
Primeiro foram os coros e festas da escola. Aos 10 anos vai para Lisboa e começa a tocar piano e aos 13 escreve um primeiro tema. Aos 15 grava o primeiro disco. Dos 17 aos 20 integra duas bandas pop-rock.
Depois e durante mais de uma década lidera o Conjunto Maranata. Correm mundo e ganham discos de ouro e prata.
A solo ou em grupo gravou 36 discos. É autor de mais de 200 temas. Para diferentes editoras produziu para dezenas de artistas mais de uma centena de discos.
Apresentou em Portugal e em cerca de 50 países de 4 continentes mais de 3000 espetáculos.
Foi o responsável pela grande reaparição de Amália, quando em 1985 a leva a fazer pela primeira vez em Portugal, um Concerto a solo no Coliseu de Lisboa. Ela, que os fazia regularmente pelo mundo inteiro, em Portugal, foi António Sala que pela primeira vez o conseguiu, apresentou e realizou. Esse facto, que Amália sempre destacava, solidificou ainda mais a amizade que os ligava. Amália foi a Convidada de Honra de António Sala no seu espetáculo comemorativo dos vinte anos de carreira do radialista no Coliseu de Lisboa.
No final dos anos noventa António Sala foi o convidado para a apresentação de dois concertos do seu amigo Júlio Iglesias, com quem cantou para mais de sessenta mil espectadores.
Em 1983, em Inquérito de Opinião Público, realizado pelo Semanário Expresso, António Sala foi considerado “o mais popular dos Portugueses”, à frente de todas as figuras nacionais, incluindo políticos.
Em 2007 em inquérito feito a nível nacional, foi considerado “A maior figura de sempre da História da Rádio em Portugal”.
O programa da manhã da Rádio Renascença “Despertar” que realizou e apresentou durante duas décadas foi o maior fenómeno de popularidade de sempre na rádio portuguesa.
Escreveu bandas sonoras para vários documentários.
Durante 61 anos de atividade ultrapassou as 50 mil horas à frente de microfones de Rádio e câmeras de Televisão.
Criador de espetáculos musicais, compositor, músico, guionista, realizador de cinema documental, autor de centenas de artigos e crónicas, faz conferências, workshops.
Foi professor de Comunicação e de Ética Comunicacional na Universidade Católica de Lisboa.
Tem 10 livros publicados, desde biografias, romances, poesia, crónicas, entrevistas e infantis.
Desde o final dos anos noventa que é colaborador e voluntário da Liga Portuguesa Contra o Cancro no IPO de Lisboa.
Além de inúmeros e prestigiados prémios nacionais e internacionais é desde junho de 2010 Comendador da Ordem do Mérito da República Portuguesa e em janeiro de 2024 recebeu no Palácio de Belém as insígnias de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e a texto que diz "LOCUTOR LOCUTOR COMPOSITOR CANTOR ENAONTRO LAND COM O L AUTOR 21 JUNHO 21JUNHO-16H 16H ANTŐNIO SALA OFICINA OFICINADEARTES DEARTES DE CASA DAS GERAÇ GERAÇÕES OES MUFESA ERENA"

Botão Voltar ao Topo