Local

Estudantes vareiros percorreram o ciclo urbano da água

Cerca de 30 crianças do concelho de Ovar visitaram na passada quarta-feira, 27 de abril, a estação de tratamento de água (ETA) do Carvoeiro e a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cacia, numa atividade enquadrada no Roteiro de Água. Esta ação, que regressa agora após dois anos, desafia à descoberta de todas as etapas do Ciclo Urbano da Água, sendo dinamizada pela Águas do Vouga e Associação de Municípios do Carvoeiro e Vouga, pela Águas da Região de Aveiro (AdRA) e pela Águas do Centro Litoral (AdCL).

As três entidades são as responsáveis pelo Ciclo Urbano da Água na região de Aveiro, que vai da captação e tratamento de água para consumo humano (Águas do Vouga, concessionária do Sistema Regional do Carvoeiro, pertencente à Associação de Municípios do Carvoeiro e Vouga) ao tratamento de águas residuais e sua rejeição (Águas do Centro Litoral) passando pela distribuição de água (AdRA – Águas da Região de Aveiro). O Roteiro da Água é uma iniciativa direcionada ao público escolar, que destaca o Ciclo Urbano da Água através da realização de visitas às infraestruturas, refere uma nota, divulgada pela AdCL.

O Roteiro da Água, que se vai estender durante o próximo mês de maio, arrancou esta quarta- feira, com uma visita à ETA do Carvoeiro e à ETAR de Cacia, esta última sob responsabilidade da AdCL. Ali, no concelho de Aveiro, cerca de três dezenas de crianças e jovens do Clube de Ciência do Agrupamento de Escolas de Ovar tiveram a oportunidade de conhecer aquela infraestrutura, bem como o processo de tratamento.

Dinamizado desde 2015, o Roteiro da Água consiste em percorrer a viagem da água da torneira, partindo do local onde a vamos buscar (captação) passando por uma ETA, onde a água é tratada a fim de ser segura para o consumo humano e, após a sua utilização, visitando uma ETAR onde é de novo tratada antes de ser devolvida à natureza. Sensibilizar as comunidades para a preservação dos recursos hídricos e naturais da região é também um dos objetivos da acção.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo