Cultura

Europa jovem debate alterações climáticas em Ovar

A Pousada da Juventude de Ovar acolheu 40 jovens de seis países europeus, no âmbito do projeto “If the Clothes Had a Voice” que promove a diversidade, tolerância e a inclusão social.

Nesta acção de Intercâmbio de Jovens do programa de Erasmus+ Juventude em Ação, estiveram presentes 40 jovens de 6 países (Espanha, Polónia, França, Turquia, Malta e Portugal), para colocar Ovar a debater as alterações climáticas e promover a inclusão social e a participação ativa dos jovens.

O objectivo é sempre capacitar os jovens a serem participativos na sociedade europeia e nas suas sociedades locais em matéria de alterações climáticas, promovendo uma maior sensibilização para o consumo sustentável, a economia circular, o upcycling e para a redução da produção de resíduos.

Os participantes aprenderam conceitos como greenwashing, upcycling, reciclagem, economia circular e como ela se relaciona com os restantes conceitos e ainda a pegada ecológica e as medidas que a UE assumiu recentemente para atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Decorreram ainda workshops onde os participantes tiveram a oportunidade de “dar uma nova vida” a uma peça de roupa que já não usavam.

Foram cinco dias de partilha de experiências, de debate da importância destes valores sociais e, acima de tudo, de muita promoção da multi e interculturalidade.

Financiada pelo programa de Erasmus+, através da Agência Nacional Juventude em Ação, a acção foi coordenada pela DCTR, Associação Cultural sediada em Aveiro, que desenvolve várias actividades de formação, criação e programação na área das artes do espectáculo, com enfoque na dança.

Um dos principais objectivos da DCTR é promover a inclusão social nas escolas e na comunidade, ajudando a tornar a arte mais acessível a todos.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo