CulturaEspecial VerãoPrimeira Vista

Furadouro vive as Festas do Mar com fé e devoção

As Festas do Mar do Furadouro conhecem este domingo um dos momentos mais altos e esperados.

Além do programa musical, a vertente religiosa da Romaria integra a habitual Missa Campal, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho, e a Procissão em Honra dos Senhores da Piedade, às 15h30, acompanhada da Fanfarra dos BV de Ovar e da Banda Boa União, que inclui a tradicional Benção do Mar.

Actualmente, a bênção é lançada do esporão central, porque a erosão é uma constante e o pouco areal que a praia hoje apresenta não permite que a procissão desça até à beira-mar como era tradição.

As Festas do Mar são uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne milhares de pessoas para agradecer e pedir a protecção da Virgem e do Senhor, conhecida por abençoar os pescadores do nosso litoral.

Este ritual demonstra a profunda ligação das comunidades piscatórias com a fé e a importância do mar para o seu sustento e tradições. 

As Festas do Mar do Furadouro, ou romaria dos Senhores da Piedade, têm origem em uma ermida de madeira construída em 1759, que foi substituída, em 1766 e acabou  engolida pelo mar, em 1939, num prenúncio do seria a vida no Furadouro.

O avanço do mar alterou a estrutura da praia, defendida por muralhas de pedra que se tirnaram nuum obstáculo para a procissão descer ao areal, limitando-se atualmente à Marginal de onde é lançada a Bênção ao Mar.

 

Botão Voltar ao Topo