LocalPrimeira Vista

Encerramento em festa do evento “Pela Vida Ovar”

A Festa de Encerramento da iniciativa “Pela Vida Ovar”, numa parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, decorre este sábado, dia 29, na Avenida Central do Furadouro.

A vereadora da Câmara Municipal, Ana Cunha, recorda que “calebrar, recordar e lutar foi o lema usado por 70 equipas, num total de mais de 1000 voluntários”.

O desafio de falar da doença com alegria foi ganho. A luta contra o cancro uniu Ovar nos últimos quatro meses num projeto da comunidade, para a comunidade. Familiares, amigos, colegas de trabalho ou membros de coletividades, juntos por todo o concelho na luta comum contra o cancro. 69 equipas constituídas por 1019 voluntários, realizaram mais de 112 iniciativas, das quais 16 de sensibilização/educação para a saúde, 39 atividades de angariação de fundos e 57 com as duas componentes.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) convida toda a comunidade para a festa de encerramento da iniciativa “Um Dia Pela Vida” em Ovar, no próximo dia 29 de julho, sábado, que começa pelas 9h00 com uma arruada, em Ovar, e prossegue na Praia do Furadouro. Do  programa – que inclui diversas atividades, como espetáculos, venda de artesanato e “comes e bebes”, ao longo de todo o dia e noite – grande destaque para a “Volta dos Vencedores”, às 11h30, e à noite, pelas 22h15, para a “Cerimónia das Luminárias”, com  o testemunho de vencedores de cancro. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Desde 8 de abril, foram quase quatro meses, durante os quais 992 voluntários, organizados em 69 equipas, a que se somam os 27 da comissão local,  dinamizaram inúmeras ações de sensibilização e educação para a saúde sobre cancro e ações de angariação de fundos em que a componente de sensibilização esteve sempre presente. Das várias equipas formadas (por familiares, amigos, colegas ou membros de coletividades), destaque para uma situação especial: no seio de uma só empresa, a Yazaki Ovar, formaram-se 32 equipas: mais de 400 pessoas ativamente envolvidas!

O Programa
A festa de encerramento, que começa às 8h30 com uma arruada no centro da cidade, decorre na Avenida Central da Praia do Furadouro com um momento inicial de agradecimentos, pelas 11h00, seguido da “Volta dos Vencedores”, às 11h30, onde vão circular vencedores do cancro, aos quais se juntarão depois familiares e amigos, e que simbolicamente representa a caminhada pela vida que o doente oncológico é desafiado a vivenciar e que se torna mais fácil quando tem alguém ao seu lado.

A partir das 12h00, decorrem as atividades de palco com Elis Zotesso, Grupo Folclórico “O Cancioneiro de Ovar”, Pueri Cantores, Coro ao Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRC, entre outros artistas e bandas.

Às 21h30, com a presença de Carlos Freire de Oliveira (NRC-LPCC) e Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar), decorre uma ocasião mais formal de balanço, a antecipar o ponto alto e mais simbólico da iniciativa: a “Cerimónia das Luminárias”, pelas 22h15, um momento com o grande simbolismo de ser uma luz de esperança na caminhada contra o cancro.

Num percurso iluminado por milhares de luminárias colocadas dentro de sacos de papel, decorados com mensagens pessoais de quem as ofereceu ou com o nome das pessoas a quem são dedicadas, toda a comunidade é convocada para uma caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro.

Para além destas atividades, no recinto da iniciativa funcionam, ao longo de todo o dia e noite, os espaços de  “comes e bebes”, vendas de artesanato e muita animação ininterrupta, até à 01h00 com o Hino de Ovar e o Hino Um Dia Pela Vida”  a fechar a festa.

O que é “Um Dia Pela Vida”?
“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de uma parceria com a American Cancer Society. Tem como principais objetivos mudar a atitude da comunidade face à doença, informar, sensibilizar e angariar fundos destinados às atividades de apoio ao doente oncológico e família, educação e prevenção do cancro.

Com “Um Dia Pela Vida”, a LPCC tem percorrido o país em iniciativas que juntam tanto quem quer celebrar a vida e voluntariamente se disponibiliza a desenvolver ações seja no local de trabalho, como junto dos amigos, nos grupos de que faz parte ou em sessões públicas; como quem quer recordar um familiar ou amigo que partiu ou ainda estar presente e ajudar alguém que está neste preciso momento a combater a doença. Apela-se à natureza solidária das pessoas e através delas a um efetivo enraizamento na comunidade.

Em Portugal, o “Um Dia Pela Vida” teve o seu início em Coruche em 2005 e, desde então, já teve lugar por todo o país, de Valença do Minho a Elvas, de Castelo Branco a Ílhavo. Pombal, Guarda e São Pedro do Sul, Marinha Grande foram os mais recentes concelhos da Região Centro que acolheram esta iniciativa.

A presente iniciativa de “Um Dia Pela Vida” conta com o apoio da Câmara Municipal de Ovar.

Consulte o programa da festa:

received_1656462271031217

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo