DesportoOutros

Maior competição de ultra mountain trail em Portugal arranca nas Montanhas Mágicas

O tiro de partida para a Joe Nimble Douro e Vouga, a maior prova de resistência jamais realizada em Portugal, foi dado esta quinta-feira, 21 de setembro, ao meio-dia, em Cinfães, junto ao Centro Interpretativo do Vale do Bestança.

São 20 os participantes, entre atletas de elite e entusiastas da modalidade, que irão defrontar os inúmeros desafios impostos por um percurso de 320 km (200 milhas), com altitude máxima de 1235m, subidas impressionantes e descidas íngremes e sinuosas, entre florestas e vales de rios.  Esta prova integra o campeonato mundial de ultra mountain trail organizado pela One Hundred, decorrendo entre 21 e 24 de setembro, na Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60).

Mais do que uma competição, a Joe Nimble Douro e Vouga é uma aventura única de ultra-trail na rota portuguesa das Montanhas Mágicas (GR60). Mais de 50% da prova será realizada dentro do Geoparque de Arouca, um dos geoparques globais da UNESCO, conhecido pela sua beleza natural deslumbrante e pelos percursos exigentes que testam os limites da resistência e da habilidade.

Na Joe Nimble Douro e Vouga, os participantes irão atravessar uma grande variedade de terrenos, desde trilhas de montanha acidentadas até florestas densas e margens de rios. O percurso atravessa a Serra da Gralheira, abrangendo as serras da Freita, Arada e Arestal, e a serra de Montemuro, entre os rios Douro e Vouga. Os participantes vão cruzar sete municípios – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra -, assim como quatro áreas protegidas da Rede Natura 2000.

Esta etapa do campeonato do mundo de mountain trail traduz o verdadeiro espírito da corrida em trilhas de montanha, contando com a participação de alguns dos melhores corredores de trail do mundo, que competirão pelos cobiçados títulos e pelo prize money de 1000 euros para cada vencedor, feminino e masculino. Participam, entre outros, o ultra-maratonista brasileiro Kleber Santos, atual campeão da UAI 235km, e Patrycja Bereznowska, atleta polaca vice-campeã do One Hundred World Series Final 2022. Também os portugueses Vítor Rodrigues, Hélio Costa, Hugo Carolino, João Sousa, José Conceição, Manuel Matos, Pedro Bôto e Bruno Pereira já garantiram a sua presença na prova. A prova conta com uma equipa médica e de segurança, que acompanhará a evolução da prova ao longo de todo o percurso, estando disponível para assistir os atletas em qualquer eventualidade 24h/24h.

A Joe Nimble Douro e Vouga pode ser acompanhada através da One Hundred TV, em segmentos de 15 minutos que serão transmitidos duas a três vezes por dia, através do link: https://www.youtube.com/c/onehundredtv .

“Estamos muito entusiasmados por anunciar o lançamento da nossa primeira corrida de ultra-trail de 200 milhas em Portugal. A Joe Nimble Douro e Vouga da One Hundred® nas Montanhas Mágicas representa uma nova fronteira no mundo das corridas de ultra-trail, ultrapassando os limites da resistência humana e celebrando o espírito de aventura. Acreditamos que esta corrida não só desafiará os atletas de elite, como também inspirará os indivíduos a descobrirem o seu próprio potencial inexplorado. Estamos ansiosos por testemunhar as incríveis viagens e histórias que se irão desenrolar no trilho, à medida que continuamos a expandir os limites do desporto que adoramos”, afirma, a propósito, João Andrade, CEO da One Hundred®.

“Estamos radiantes por patrocinar a corrida inaugural Joe Nimble Douro e Vouga em Portugal. Este evento, organizado pela One Hundred®, é um testemunho da determinação humana e da superação de limites. Temos o maior gosto em apoiar estes atletas, uma vez que com o seu espírito e capacidades atléticas representam verdadeiramente o nosso mote ‘Running Above Reason’” salienta Sebastien Bär, CEO da Joe Nimble.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo