CulturaPrimeira Vista

Quem foi o Visconde de Ovar, figura militar e política portuguesa do século XIX?

A propósito da remodelação do Chalet Ficalho, em Cascais, que foi casa de veraneio de António do Nascimento da Costa e Silva, Visconde Ovar, recordamos o homem nascido em Ovar a 25 de Dezembro de 1782 e que foi uma das grandes figuras da História militar e política portuguesa do século XIX.

Militar de carreira, destacou-se, primeiro, nas grandes batalhas da Guerra Peninsular (1807-1814) e, posteriormente, nas lutas civis que levaram à vitória do liberalismo e ao estabelecimento da monarquia constitucional.

António da Costa e Silva – Visconde de Ovar, foi um homem de ação que viveu alguns dos acontecimentos capitais do século XIX, dos quais deixou um testemunho em manuscritos originais sob forma autobiográfica.

Após a Guerra Peninsular, regressou de França em Agosto de 1814, casou com D. Teresa da Conceição de Oliveira no dia 13 de Agosto de 1814, foi condecorado com a medalha de ouro da Guerra Peninsular (medalha das seis campanhas de 1808 a 1814) e foi colocado em Faro, no Regimento de Artilharia nº 2.

A medalha em ouro, era atribuída aos militares que tivessem participado em 4, 5 ou 6 campanhas e no caso de Costa e Silva a atribuição da Cruz nº 6 era o reconhecimento pela sua participação em todas as campanhas:
1809 – Batalha de Talavera; 1810 – Batalha do Bussaco; 1811 – Batalha de Fuentes de Honor e Batalha de Albuhera; 1812 – Batalha de Ciudad Rodrigo; Batalha de Badajoz e Batalha de Salamanca; 1813 – Batalha de Victoria; Batalha dos Pirinéus; Cerco de San Sabastian; Batalha de Nivelle e Batalha de Nive; 1814 – Batalha de Orthez e Batalha de Toulose.

Em 1815, quando Napoleão abandonou o exílio da ilha de Elba e voltou a França para tentar uma derradeira tentativa de recuperação militar durante o seu reinado de cem dias, as nações europeias voltaram a responder a essa ameaça e foi decidido que Portugal enviaria uma força militar, juntamente com os Ingleses para a Bélgica, para combater novamente os franceses.

Assim o Capitão Costa e Silva participou na força que estava a ser preparada para partir, mas a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo em 18 de Junho de 1815 deixou de justificar essa intervenção e o Capitão Costa e Silva regressou ao seu Regimento em Faro.

Nesta fase da sua vida enquanto esteve colocado em Faro nasceram três dos seus quatro filhos, em 1817 nasceu a sua filha D. Maria do Céu da Costa, em 1818 o seu filho António Pereira da Costa que viria a ser o 2.º Visconde de Ovar e em 1819 nascia José Frederico Pereira da Costa.

Chalet Ficalho distinguido com Prémio de Recuperação do Património

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo