DesportoNáuticos

Estação Náutica de Estarreja parceira em projeto europeu de turismo escolar

O Turismo de Portugal escolheu a Estação Náutica (EN) de Estarreja para ser parceira no projeto europeu We MED NaTOUR, que tem como objetivo o incremento do Turismo escolar, sustentável e responsável. O projeto foi ontem apresentado no 3.º Encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal, em Vilamoura.

Inserido no painel “O Desígnio da Sustentabilidade na Rede das ENP” e apresentado conjuntamente por Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, por Isabel Simões Pinto, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Estarreja e por Patrícia Bastos, da coordenação da EN de Estarreja, o projeto envolve a comunidade escolar, tendo sido escolhido o Agrupamento de Escolas de Pardilhó, e a participação ativa de uma turma de 6.º ano, que em maio fará uma viagem piloto desenhada pelo território das 6 estações náuticas da Ria de Aveiro.

Esta ação está em linha com os objetivos do projeto, tais como, implementar viagens-piloto adequadas a grupos escolares, que possam ser replicadas nos territórios, e formar os públicos do turismo escolar para uma atuação responsável, pelos turistas do futuro.

Capacitar as empresas ou parceiros é outro dos objetivos estando presente a oportunidade de promoção do território e das estações náuticas enquanto produto turístico integrado e de um melhor entendimento por parte dos parceiros do conceito de Estação Náutica.

EN Estarreja é exemplo de boas práticas

Considera a vereadora do Turismo, Isabel Pinto, que “a escolha de Estarreja constitui o reconhecimento de que Estarreja tem histórico de boas práticas em termos de sustentabilidade, particularmente a EN com parceiros com estas preocupações e atuação responsável”. Além do que, acrescenta, “o exemplo deste projeto piloto poderá ser replicado em todo o território nacional, pelo que a EN de Estarreja e as EN da Ria tiveram o seu contributo positivo para este conceito, assente na sustentabilidade e valorização dos bens naturais e culturais.”

O Encontro das Estações Náuticas de Portugal encerrou ao final da manhã desta sexta-feira, com a presença do novo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Cerca de uma centena de participantes vindos de todo o país estiveram reunidos para dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador para a economia azul sustentável. Foram certificadas duas novas Estações Náuticas – do Alto Côa e da Ericeira – contabilizando-se agora um total de 38 Estações Náuticas (www.nauticalportugal.pt).

Nauticampo é a próxima paragem das EN da Ria de Aveiro

A EN de Estarreja marcará presença na NAUTICAMPO’24, que decorrerá de 17 a 21 de abril, na FIL, conjuntamente com as cinco EN da Ria de Aveiro (Aveiro, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos), no stand “Ria de Aveiro”, e onde será apresentado o evento intermunicipal RAW – Ria de Aveiro Weekend.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo