CulturaLife&Tek

Investigadores da UA lançam livro do projeto EduCITY

Esta tarde, pelas 18h30, é apresentado o livro “Aveiro, cidade sustentável: EduCITY”, da autoria de investigadores do projecto EduCITY da Universidade de Aveiro (UA), Lúcia Pombo, João Ferreira-Santos, Julia Draghi, Lísia Lopes, Margarida M. Marques, Myriam Lopes, Patrícia Sá, Pedro Beça, Rita Rodrigues, Rita Tavares, Rosa Pinho, Sofia Ribeiro, Sónia Rodrigues e Vânia Carlos. O lançamento decorre no edifício da Antiga Capitania, integrado no “Projeto do mês” do CIDTFF – “Centro de Investigaçãoem Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (unidade de investigação que acolhe o projecto).

O livro é um passeio pela cidade de Aveiro e seus esforços rumo à sustentabilidade. Integra quatro capítulos: 1) A caminho da sustentabilidade; 2) Aveiro: Património Cultural; 3) Aveiro: Património Natural e 4) Aveiro: exemplos de boas práticas de sustentabilidade.

Pretende ter interesse para um público alargado, não apenas para o académico e, sobretudo, pretende ser útil para o cidadão comum que, ao conhecer melhor o património da sua cidade, poderá adotar atitudes mais sustentáveis, numa lógica de Ciência Cidadã.

Este é o primeiro grande produto do projeto EduCITY e constitui o ponto de partida para as tarefas seguintes: 1) desenvolvimento da app EduCITY, para Android e iOS, assim como a respetiva plataforma web de criação de jogos; 2) criação de jogos educativos apelativos que integram a app, através de dinâmicas participativas com cidadãos sem conhecimentos de programação; 3) dinamização de atividades de exploração de jogos da app EduCITY ao longo de percursos estratégicos na cidade, tendo em vista o desenvolvimento de
competências-chave de sustentabilidade e da consciência ambiental na comunidade.

Trata-se de uma obra fortemente ilustrada, que pretende ser impulsionadora da construção de jogos e da exploração da app EduCITY. A cidade torna-se um laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos se tornam cientistas ativos e agentes de mudanças sustentáveis, nesta e noutras cidades.

A obra, editada pela UA-Editora, é totalmente financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto EduCITY. O protocolo de cooperação da Câmara Municipal de Aveiro com o projeto EduCITY (Universidade de Aveiro) inclui, para além de outras formas de cooperação, a cedência de imagens da Imagoteca Municipal que enriquecem o livro.

O projecto, coordenado por Lúcia Pombo e cocoordenado por Margarida M. Marques, conta com uma equipa multidisciplinar de investigadores de quatro unidades de investigação (CIDTFF, CESAM, DigiMedia e IEETA), tendo sido financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0197/202.

Entre os investigadores do projecto, encontramos a vareira Rita Rodrigues, bolseira de doutoramento na Universidade de Aveiro, que faz investigação na área de mobile learning, game-based learning e educação para o desenvolvimento sustentável. Integra, como investigadora, a equipa do Projeto EduPARK e EduCITY da Universidade de Aveiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo