Cultura

João Morgado vence Prémio de Poesia Manuel Neto dos Santos

Foi no Festival Literário de Ovar que João Morgado, escritor da Covilhã, sob pseudónimo, soube que tinha vencido a primeira edição do Prémio de Poesia Manuel Neto dos Santos. De âmbito nacional, criado pela Arandis Editora, este concurso foi criado em homenagem ao distinto poeta algarvio, que celebra 25 anos de literária publicada.

Este é o primeiro prémio literário na área da poesia, mas o quarto recebido pelo autor no presente ano de 2015. Além deste, já recebeu o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2015, Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes D’Escritas 2015, Prémio Literário Alçada Baptista 2014 e, anteriormente, tinha recebido o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012.

João Morgado é o coordenador do DIÁSPORA – Festival Literário de Belmonte.

Entretanto, no Festival Literário de Ovar, João Morgado defendeu uma vez mais que “os livros que lemos são os antepassados dos livros que escrevemos, a bibliografia de um autor é a árvore geneológica das suas obras”.

Sobre o certame que conheceu este ano a primeira edição, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, defendeu que “queremos que a cultura e a literatura chegue a todos de forma natural, com especial enfoque nas crianças e nos jovens. Neste sentido, apresentamos este Festival num espaço aberto, de acesso gratuito, com mais de 20 autores de renome presentes nos 11 Ciclos de Conversa, incluindo um jantar com escritores, e complementada com uma animação cultural de qualidade”. Acrescentando que “temos que ser agentes de desenvolvimento local da cultura e garantir que chegue a todos”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo