Primeira VistaSaúde
Em Destaque

João Tiago Oliveira estuda resistência ao tratamento da perturbação obsessivo-compulsiva

A perturbação obsessivo-compulsiva é caracterizada por pensamentos repetidos, persistentes e indesejados, e por impulsos ou imagens intrusivas que causam angústia ou ansiedade no paciente.

O vareiro João Tiago Oliveira, investigador no CIPsi – Centro de Investigação em Psicologia e docente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), esteve em destaque na rubrica “90 Segubdos de Ciência”, da Antena 1, para dar a conhecer um pouco do seu trabalho.

Neste momento, dedica a sua investigação ao estudo da resistência ao tratamento de pacientes que sofrem de perturbação obsessivo-compulsiva.

Estes estudos têm por base uma consulta de especialidade que está a ser desenvolvida na Universidade do Minho para estes pacientes.

“O objetivo é perceber que dinâmicas e processos existem dentro do fenómeno da resistência para ajudar os terapeutas a personalizar a intervenção junto dos pacientes”, explica o cientista.

São vários os fatores que podem estar envolvidos no fenómeno da resistência. Desde as características do próprio paciente, ao diagnóstico, passando por questões motivacionais e da própria intervenção, como a relação interpessoal entre paciente e terapeuta.

Identificar as diferentes fontes de resistência irá permitir definir respostas mais eficazes a momentos de resistência que possam surgir no decurso da terapia.

Curiosamente, o produtor do programa é Adriano Cerqueira, também natural de Ovar, e jornalista de ciência. Nos últimos dez anos, tem-se dedicado à divulgação da ciência desenvolvida em institutos de investigação e em universidades portuguesas e lançou, recentemente, o livro “Eureka! As Descobertas que Mudaram a Ciência”.

90 segundos

Dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal é o objetivo deste programa de rádio de apenas 90 segundos. O programa é produzido pela Antena 1 e pelo mestrado em Comunicação de Ciência, criado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da U-Nova de Lisboa.

Ler mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CIPsi

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo