
Um estudo desenvolvido por alunos nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, usando moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória, classificou-se em terceiro lugar na X Mostra Nacional de Ciência, que decorreu nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho.
A investigação dos alunos Carlota Andrade, Daniela Soares e Vasco Pereira, sob o título “When Memory Flies away”, causou impacto no certame que decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, ao demonstrar que, após os testes, os insectos apresentavam possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo do fármaco.
Pela sua qualidade, o projecto vareiro vai representar Portugal na Final Europeia do Concurso de Jovens Cientistas, que decorrerá em Bruxelas (Bélgica) de 15 a 20 de setembro 2016.
O vencedor foi o projecto Neuro Teste, desenvolvido por três estudantes da Escola Secundária de Arouca. Trata-se de uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica, em estudos de neurotoxicologia ambiental e/ou de genética associada às doenças neurodegenerativas. Utiliza como organismo modelo larvas de Drosophila melanogaster e permite testar em larga escala, a custos relativamente baixos e in vivo, um elevado número de compostos farmacológicos, explicam os jovens.
Em segundo lugar no concurso ficaram dois projetos, ambos desenvolvidos na área da Química e na Escola Secundária de Azambuja. Um deles utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais, o outro determina a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo de modo a criar um suplemento alimentar rico em cálcio, que supra as necessidades diárias.
A criação de um novo conceito de turismo associado à Matemática valeu a um grupo de jovens da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, o quarto na competição.
O quinto lugar foi atribuído a um grupo de estudantes do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, que desenvolveu um roteiro pedestre dando destaque a aspetos da geodiversidade.