CulturaPrimeira Vista

Jovens cientistas da Secundária Júlio Dinis no pódio

Um estudo desenvolvido por alunos nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, usando moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória, classificou-se em terceiro lugar na X Mostra Nacional de Ciência, que decorreu nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho.

A investigação dos alunos Carlota Andrade, Daniela Soares e Vasco Pereira, sob o título “When Memory Flies away”, causou impacto no certame que decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, ao demonstrar que, após os testes, os insectos apresentavam possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo do fármaco.

Pela sua qualidade, o projecto vareiro vai representar Portugal na Final Europeia do Concurso de Jovens Cientistas, que decorrerá em Bruxelas (Bélgica) de 15 a 20 de setembro 2016.
O vencedor foi o projecto Neuro Teste, desenvolvido por três estudantes da Escola Secundária de Arouca. Trata-se de uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica, em estudos de neurotoxicologia ambiental e/ou de genética associada às doenças neurodegenerativas. Utiliza como organismo modelo larvas de Drosophila melanogaster e permite testar em larga escala, a custos relativamente baixos e in vivo, um elevado número de compostos farmacológicos, explicam os jovens.

Em segundo lugar no concurso ficaram dois projetos, ambos desenvolvidos na área da Química e na Escola Secundária de Azambuja. Um deles utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais, o outro determina a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo de modo a criar um suplemento alimentar rico em cálcio, que supra as necessidades diárias.

A criação de um novo conceito de turismo associado à Matemática valeu a um grupo de jovens da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, o quarto na competição.
O quinto lugar foi atribuído a um grupo de estudantes do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, que desenvolveu um roteiro pedestre dando destaque a aspetos da geodiversidade.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo