ComunicadosPolítica

JSD trouxe de volta o “Aveiro em Formação”

A JSD Distrital de Aveiro promoveu, depois de um interregno devido à pandemia da COVID-19, mais uma edição do “Aveiro em Formação”.

Nestes dois dias de trabalhos (11 e 12 de março), no concelho de Ovar, os participantes foram colocados a
aprender e a interagir com grandes nomes da política nacional e distrital, procurando assim aumentar as suas capacidades políticas e cívicas.

O Aveiro em Formação começou no sábado com uma sessão de boas-vindas realizada dada por Emídio Sousa, Presidente do PSD Distrital de Aveiro, Domingos Silva, Presidente do PSD Ovar e Pedro Veiga, Presidente da JSD Distrital de Aveiro.

Durante essa manhã ocorreram mais dois momentos, um primeiro intitulado de “As Pessoas enquanto base do Sistema Político” que contou a participação de Duarte Marques, consultor e ex-Deputado da Assembleia da Républica e Sebastião Bugalho, comentador político da CNN Portugal. No segundo momento, a temática abordada foi mais relacionada com a participação dos jovens na sociedade, assente em três vertentes: política, associativismo e
voluntariado, contando com os contributos de Hugo Carvalho, Deputado à Assembleia da
Républica, Marco Santos, Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis, José
Afonso, membro da Direção da associação ‘Just a Change’ e ainda Sofia Pais, a primeira Jovem
Autarca de Santa Maria da Feira.

A tarde iniciou-se a conversar sobre as tendências e desafios dos políticos do futuro com Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e Margarida Balseiro Lopes, Vice- Presidente do PSD. Posteriormente seguiu-se uma conversa, em formato digital com Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, onde os tiveram a oportunidade de colocar questões sobre os mais variados temas, satisfazendo as suas dúvidas e curiosidades sobre as visões do autarca sobre o estado social, a situação política do país ou a habitação. A tarde terminou com uma atividade promovida pela organização acerca do desenvolvimento da identidade política. A terminar o primeiro dia de formação tivemos um jantar que contou com uma dinâmica de speed dating e a entrega dos prémios Juventude d’Ouro. Neste jantar para além do Presidente do PSD Distrital de Aveiro, Emídio Sousa, estiveram presentes como
convidados, Paula Cardoso, Deputada à Assembleia da República pelo Círculo de Aveiro, José Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Fátima Teles, Presidente do PSD Ílhavo, Luís Souto, Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Amadeu Albergaria, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Simão Vela, Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro.

O dia de domingo iniciou-se com uma sessão de boas-vindas que contou com Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Martim Syder, Vice-Presidente da JSD e Tiago Palha, Presidente da JSD Ovar, seguindo-se uma conferência intitulada de “Evolução
Democrática Desagregando o Socialismo”. Esta conferência contou com Sérgio Humberto,
Presidente PSD Distrital do Porto e da Câmara Municipal da Trofa, Tiago Mayan, um dos fundadores da Iniciativa Liberal e João Almeida, ex-Deputado à Assembleia da República pelo CDS-PP.

De seguida, as últimas atividades de formação foram viradas para dinâmicas internas da estrutura da JSD e contaram com a participação de ex-dirigentes, Carlos Seixas, Samuel Vilela, Simão Castro e Edgar Bento.

Pedro Veiga, Presidente da JSD Distrital de Aveiro, refere que “foram dois dias muito intensos de aprendizagem, de quem organizou e de quem participou, onde procurámos inovar nos métodos tornando a formação mais informal e interativa entre os participantes e os convidados e acredito que o conseguimos fazer”. O Presidente desta estrutura social-democrata destaca ainda “a componente social diferenciadora desta iniciativa”, explicando que “a sede dos Bombeiros Voluntários de Ovar foi a escolhida para a realização das atividades, a confeção das refeições contou com o apoio de um Agrupamento de Escuteiros e
ainda efetuamos uma doação a uma Paróquia da comida sobrante, reduzindo o desperdício alimentar ao máximo”. Pedro Veiga termina fazendo “um balanço muito positivo deste momento, onde demos mais um passo para fazer cumprir um dos nossos objetivos estratégicos de ter as concelhias do Distrito de Aveiro mais capacitadas para os desafios que enfrentam diariamente”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo