Local

Famílias transformam resíduos orgânicos em adubos naturais

Projeto do Município de Ovar leva 200 famílias a compostar em suas casas

Cerca de 200 famílias aceitaram o repto do Município de Ovar e já começaram a compostar. No âmbito do projeto «Ovar a Compostar», que incentiva os munícipes a produzirem o seu adubo natural a partir de resíduos orgânicos, os aderentes, após formação receberam um compostor e um guia prático. A autarquia quer continuar a incentivar os ovarenses a adotar práticas ambientais sustentáveis. «Ovar a Compostar» regressa em 2024 e as inscrições para novos aderentes já estão abertas.

“É mais um projeto que resulta da vontade do Município de Ovar em ser uma referência nacional em matéria de sustentabilidade ambiental”, explica Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que faz um balanço muito positivo do «Ovar a Compostar». “Vem aumentar a consciencialização da população sobre as questões ambientais e contribuir para a diminuição da quantidade de resíduos depositados em aterro”, resume o autarca.

«Ovar a Compostar» já alcançou o marco dos 200 kits de compostagem distribuídos. Números que refletem a excelente adesão dos ovarenses e que a autarquia quer aumentar. Todos os aderentes beneficiaram de um conjunto de ações de sensibilização e capacitação e, ao longo do processo, foram sempre monitorizados por equipas da autarquia que garantiram a correta utilização dos compostores e otimização da produção do composto doméstico.

Em 2024 o projeto continua e o objetivo passa por intensificar a distribuição de compostores, desafiando outros munícipes a aderirem à compostagem doméstica. À semelhança deste ano, os munícipes inscritos vão poder receber gratuitamente formação e o kit de compostagem.

 

Compostar é simples e está ao alcance de todos

A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica por ação de microrganismos, na presença de oxigénio. É simples e está ao alcance de todos. Basta separar os resíduos domésticos, tais como cascas de fruta, legumes, borras de café, entre outras, e colocar no compostor.  Na verdade, cerca de metade dos resíduos do lixo doméstico são biodegradáveis, estando aptos para serem colocados no compostor e transformados num adubo rico em nutrientes, ideal para fertilizar os logradouros, jardins ou terrenos de cultivo.

O «Ovar a Compostar» – Projeto de Compostagem Doméstica é financiado pelo Programa Recolha Bio do Fundo Ambiental.

 

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo