Saúde

Novo procedimento para diagnóstico do cancro do pulmão já está disponível no CHEDV

Já está disponível no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), desde o passado mês de novembro,  uma técnica diferenciada e fundamental no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.

A Ecoendoscopia Brônquica (EBUS) é um procedimento minimamente invasivo, que permite ainda diagnosticar diferentes tipos de doenças pulmonares, nomeadamente sarcoidose, tuberculose ou doenças linfoproliferativas, numa ótica de melhoria do circuito de diagnóstico de diversas patologias.

Realizada por um médico, a Ecoendoscopia Brônquica (EBUS) utiliza um broncoscópio flexível, com uma sonda de ecografia acoplada, que permite a visualização da árvore brônquica e de estruturas circundantes, nomeadamente estações ganglionares ou lesões mediastínicas, permitindo a sua abordagem diagnóstica.

A equipa EBUS é chefiada por  Vanessa Santos e Rita Gomes. Para as médicas Pneumologistas do CHEDV ” a implementação desta técnica representa ganho efectivos para a saúde dos nossos doentes, diagnósticos mais rápidos, permitindo o tratamento atempado e assim maior possibilidade de cura, sobretudo em doentes com cancro no pulmão”.

A implementação desta nova técnica contou com o envolvimento dos serviços de Anestesiologia, Anatomia Patológica, Imagiologia e Pneumologia, que através deste trabalho em equipa permite proporcionar aos doentes do CHEDV  os mais avançados recursos de diagnóstico e de estadiamento actualmente disponíveis.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo