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Um Gin com sabor a Ria, Serra e Mar

A freguesia de Macinhata do Vouga, no concelho de Águeda, que já era conhecida por ter um Museu Ferroviário, ganhou agora um novo motivo de orgulho.

É ali que está a ser produzido o gin Gold Grail que o Gin House Club de Ovar apresenta no sábado à noite. Entre a robustez da montanha e a frescura do mar, assume-se com um Gin Premium capaz de conquistar os palatos mais exigentes.

Triplamente destilado e utilizando a técnica de retenção dos óleos essenciais vaporizados, o Gold Grail define-se como um Herbal Gin, fresco, de carácter ímpar e sabor inigualável.

Produzido e engarrafado pelas “Destilarias de Pinho”, o seu autor, Rui Pinho aposta num conceito 100 por cento artesanal, com um controle de qualidade rígido e rigoroso.

Rui Pinho, de 26 anos, aplica na sua criação muitos conhecimentos adquiridos na indústria da perfurmaria, aquando de uma recente passagem por Paris. Assim, integrou um total de 13 botânicos, dos quais destaca “a flor de carqueja, natural das terras mais elevadas da região de Arouca e a salicórnia, erva marinha que se pode encontrar na Ria de Aveiro”. Mas há mais: Ao incontornável zimbro e às quase obrigatórias sementes de coentro, juntam-se botânicos menos comuns na produção de Gin, como sejam as sementes de goji, louro, cardamomo, nós moscada, pimenta rosa e a fava tonka.

“Que eu tenha conhecimento, somos os primeiros a destilar bagas de goji num Gin”, anuncia Rui Pinho, explicando que elas “têm aqui a função de fazer a ligação entre as flores de carqueja e a salicórnia, que são dois sabores completamente diferentes”. “Por isso, tivemos que criar algo que fizesse a ponte”, resume.

O Gold Grail é então produzido numa coluna de destilação com 3 estágios de refluxo que permite um maior controlo dos alcoois indesejados. “Este método de destilação confere ainda um caráter mais vincado ao espírito obtido”, garante Rui Pinho ao nosso jornal.

Lançado há cerca de um ano, mensalmente, a capacidade de produção do Gold Grail situa-se nos 5 mil unidades, mas a destilaria prevê aumentar este número à medida que as encomendas comecem a chegar.

O criador do Gold Grail pretende entrar nos sítios certos, porque “estamos a falar de um produto gourmet que, à partida não se vai encontrar num hipermercado”.

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