CulturaPrimeira Vista

Mar, Ria e Barrinha são palcos da agenda náutica do Município

Para os meses de julho e agosto, a Câmara Municipal de Ovar promove experiências de natureza turística, desportiva e educativa, potenciando, em conjunto com os agentes locais, os recursos náuticos do município. As atividades que constituem a “agenda náutica”, vão do surf à canoagem, passando pelas regatas de vela até ao programa “Ovar Território de Emoções”.

A Ria como Cenário, nos dias 9 e 10 de julho, comemora o 17º aniversário da Náutica de Recreio de Ovar e passará pelo Cais do Puxadouro com oficinas, uma visita à Cenário, passeios de barco até ao Bico do Torrão e um sunset nos dois dias para fechar o programa. No dia seguinte, 11 de julho, realiza-se o Dia Aberto do Clube de Canoagem de Ovar, na Marina do Carregal, onde todos estão convidados a experimentar a modalidade. O encontro de entrada gratuita está marcado para as 09h30.

13 e 14 de julho são dedicados ao surf com o “Ovar Surfing Day” a acontecer em simultâneo nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e Maceda e a “Formação Surf & Rescue”, uma iniciativa da Associação De Escolas de Surf de Portugal e do Instituto de Socorros a Náufragos, com o apoio da Câmara Municipal, a ter lugar na praia do Furadouro. O surfista Tiago Pires e o fotógrafo Frederico Martins são dois dos convidados da Talk & Surf de terça-feira, pelas 18 horas, na praia de Maceda.

Próximo da ponte de Enxemil/Moita, no dia 16 pelas 23h00, a astronomia liga-se à náutica, onde será possível “ObserVAR o Céu”. No fim de semana de 17 e 18 de julho, a 37ª Regata “Troféu da Cidade de Ovar”, pretende ser um encontro memorável, à semelhança de outros anos, com um cenário de barcos à vela a pintarem a Marina do Carregal. Os desportos de ondas – surf, bodyboard, skim e SUP (Stand up Paddle) – estarão em discussão aberta pelas 15 horas de sábado, 17 de julho, na Barrinha Surf School, na praia de Esmoriz.

Numa experiência dividida em três etapas, “Ovar Território de Emoções”, convida, a 18 de julho, a desfrutar do território através de um passeio de bicicleta (10.6km), uma caminhada (4,07km) e um tour de moliceiro na Ria de Aveiro (10,08km). Ainda na senda do desporto, as caminhadas orientadas e a atividade física continuam nos meses de julho e agosto em diferentes pontos do concelho.

No final de julho, início de agosto, dias 31 e 1, chega o 58º Cruzeiro da Ria, organizado pela NADO – Náutica Desportiva Ovarense, uma competição de vela que liga Ovar a Aveiro, passando pelos canais da Torreira, num encontro que junta apaixonados por barcos á vela e as suas manobras. E porque o dia só acaba quando o sol se põe, o Sunset na Praia chega nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto. +info e inscrições

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo