Local

Marcha pela Água alerta para estado das fontes

No próximo sábado, dia 8 de Junho, os Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis organizam, pelo 17.º ano consecutivo, a «Marcha pela Água: Percurso Cultural e Ambiental pelas Fontes de Ovar».

Desde 2008 que, todos os anos, estes colectivos ecologistas têm chamado a atenção dos poderes públicos para a necessidade de valorização das Fontes de Ovar, várias das quais se encontram negligenciadas, apesar do seu relevante valor patrimonial enquanto marca identitária da comunidade de Ovar.

Os Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis alertam para a necessidade da limpeza regular da água destas fontes, da preservação dos seu painéis de azulejos tão únicos – também eles uma manifestação da Cidade Museu Vivo do Azulejo – e para a dignificação dos seus espaços envolventes.

Com início pelas 15 horas, na Praça da República (junto à Câmara Municipal) o percurso a pé pelo centro da cidade de Ovar percorrerá as fontes do Casal, dos Combatentes, da Arruela, das Luzes, dos Pelames, da Mota e da Vila, terminando junto ao Chafariz do Neptuno.

Ao mesmo tempo que convidamos a população de Ovar a redescobrir este
património da Cidade, a Marcha pela Água pretende ainda sensibilizar para a valorização da água enquanto bem escasso essencial à vida.

A participação é livre, aberta a todos/as e não sujeita a inscrição.

Publicidade
Botão Voltar ao Topo