CulturaPrimeira Vista

Maria Leão Torres expõe no Design Business Center, em Londres

Maria Leão Torres, recém-licenciada em Joalharia Contemporânea pela University For The Creative Arts (Rochester, Reino Unido), inaugurou esta quarta-feira, no Design Business Center, em Londres, a sua mais recente colecção “As Marias”, na mostra colectiva “New Designers”, que ficará patente até 28 de Junho.

“As Marias” é uma colecção de jóias esmaltadas baseada em objectos pessoais do universo feminino tradicional português, com mais ênfase nos trajes e objectos minhotos tais como os lenços, os aventais e a filigrana de Viana do Castelo.

As cores do esmalte e as formas das peças evocam detalhes amplificados dos objectos analisados em pesquisa. De acordo com Maria, a designer de 20 anos natural de Ovar, a inspiração ganha a partir de referências históricas foi transferida em peças vibrantes “para que as pessoas possam olhar para o passado de forma positiva e como referência para projectar um futuro próspero!”

Maria adianta ainda que “’As Marias’ são peças teatrais para mulheres modernas e confiantes, que se distinguem na multidão”.

Identidade, subversão e reinvenção de técnicas e processos tradicionais são pontos centrais no trabalho da designer. Maria considera ainda que a sua prática pode servir como ferramenta para descobrir qual o seu papel enquanto agente transformador na sociedade.

A pesquisa que influenciou a colecção “As Marias” levou Maria Leão Torres a escrever uma proposta para intervenções socio-culturais em diferentes comunidades e com ela foi distinguida como Top 10 em duas competições: A FAZ-IOP, Fundação Calouste Gulbenkian (PT) (http://2014.ideiasdeorigemportuguesa.org/ideias/113) e Creative Challenge, UCA (GBR) (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=666371876760522&set=a.
374464605951252.86965.144860895578292&type=
1&theater).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo