CulturaPrimeira Vista
Em Destaque

Recorde a Procissão dos Terceiros em fotos

Logo a seguir ao Carnaval, os vareiros recolhem-se a partir da Quarta-feira de Cinzas para viver a Quaresma, tempo que convida a um esforço de conversão e que, por sua vez, prepara o Ciclo Pascal, onde se celebra o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A Procissão dos Terceiros, a única do género que ainda se realiza no nosso país e que, por isso, congrega diversas irmandades do Centro do país, não saíu à rua, pelo segundo ano consecutivo, devido ao mau tempo.

Esta é sempre uma oportunidade  rara para ver os 14 ricos andores e as respectivas imagens dos Santos Tutelares da Ordem Terceira de São Francisco num cortejo processional, nomeadamente: Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, Santo Ivo, Santo António de Lisboa, Santa Isabel, Santa Clara de Assis, São Roque, São Luís Rei de França, Santa Rosa de Viterbo, Andor da Ordem, São Francisco lançado às silvas, São Francisco abraçado a Cristo, Santa Isabel da Hungria e Imaculada Conceição.

A Procissão data provavelmente do século XVII, surgindo poucos anos após a organização da Ordem Terceira de S. Francisco. O cortejo adquiriu rapidamente grande imponência e brilho.

Reformada no início do século XIX, a Procissão manteve-se até aos nossos dias, marcando a solenidade da quadra.

(Recorde a procissão na rua nas belíssimas fotos de António Alves e Alfredo Nata, aqui reproduzidas com a devida vénia)

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo