Cultura

Mês Ativ’Idade contempla dezenas de propostas dirigidas à comunidade sénior

O Município de Ovar vai promover mais de três dezenas de propostas dirigidas à comunidade sénior. As atividades inserem-se no Mês Ativ’IDADE e, apesar de estarem concentradas no mês de outubro, já arrancaram.

Ainda no início, com o convívio sénior municipal e a antestreia do teatro Chuva Pasmada, esta iniciativa já registou mais de um milhar de participantes, mas quer ir mais longe, contribuindo para um verdadeiro impacto em todo o concelho.

Com nova designação, o Mês Ativ’IDADE chega com ainda mais propostas, pretendendo alavancar cada vez mais pessoas e aprofundar o trabalho de proximidade com os seniores. “Outubro é o mês em que se concentram mais atividades, mas o nosso objetivo é que estas ações se multipliquem durante todo o ano, num trabalho estruturado e em rede. Isso já acontece, mas queremos fortalecer e diversificar os projetos”, adianta Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Um arraial para reviver os bailes da juventude; uma oficina de autocuidado, porque a beleza não tem idade; sessões de yoga, walking football e hidro sénior para pôr todos a mexer; uma noite de fados; um concurso de cultura geral e muito mais. São muitas as aventuras e desafios para a comunidade sénior do concelho de Ovar. Há ainda propostas para reviver tradições, como o workshop de broa e desafios inter-geracionais, como o clube do livro avós e netos. Serão semanas ricas de atividades que querem valorizar o papel dos seniores na comunidade.

“Estar reformado do trabalho não significa que estão reformados da vida e esta é a mensagem que queremos transmitir: que os nossos seniores têm um lugar central no nosso concelho e são essenciais para transmitir tradições, saberes e vivências”, resume o autarca acrescentando que “este programa integra as políticas ativas do Município de Ovar para a promoção do envelhecimento ativo, contribuindo para promover a saúde e o bem-estar dos seniores, incentivando-os a conviver e a partilhar experiências”.

Em paralelo, decorrem vários workshops e encontros. Destinados à comunidade em geral, visam sensibilizar para a valorização do papel dos seniores. Destaque para o Encontro de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável que decorre no dia 29 de outubro, das 9h00 às 17h00, na Escola de Artes e Ofícios.

Candidaturas ao concurso de fotografia já abriram

Abertas estão, ainda, as candidaturas ao concurso de fotografia “Com Ativ’Idade”. Num apelo à criatividade, o objetivo do concurso é homenagear os seniores do concelho e contribuir para esbater preconceitos.

Exclusivo para maiores de 16 anos, cada candidato pode apresentar no máximo duas fotografias inéditas, das quais detenha a propriedade intelectual.

As inscrições estão abertas até 30 de setembro. Segue-se a votação nas redes sociais e a avaliação do júri.

Para além de prémios, a fotografia vencedora será o rosto do cartaz da próxima edição do Ativ’IDADE. Com as fotos a concurso será, ainda, promovida uma exposição que irá decorrer de 20 de outubro a 23 de novembro em simultâneo no Museu Escolar Oliveira Lopes e no Centro Comercial Vida Ovar.

 

 

Botão Voltar ao Topo