Primeira VistaSaúde

Monoblocos instalados em unidades de saúde do concelho

O município de Ovar instalou contentores em várias unidades de saúde locais para facilitar rastreios, acolher utentes e responder às necessidades de profissionais. Só no caso do Hospital Francisco Zagalo, a principal unidade de saúde do concelho, a autarquia colocou três monoblocos junto ao edifício principal, um para agilizar o rastreio do vírus SARS-CoV-2 e dois para funcionarem como gabinetes de isolamento para utentes com suspeita de diagnóstico positivo.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, disse que a medida resulta da consciência do executivo quanto às dificuldades que os profissionais do setor vêm enfrentando, à medida que aumentam os casos de covid-19 e de gripe sazonal.
“Somos sensíveis às necessidades dos nossos utentes e dos profissionais, e, uma vez mais, investimos em substituição do Ministério da Saúde. Mas assim tem que ser. Para nós, a saúde estará sempre em primeiro lugar”, afirmou.

No aluguer e instalação dos referidos contentores foram assim gastos “cerca de 10.000 euros, suportado exclusivamente pela Câmara de Ovar”. Além do Hospital Francisco Zagalo, também passaram a dispor de monoblocos outras unidades do concelho.
No caso da Unidade de Saúde Familiar (USF) Alpha, na freguesia de Válega, por exemplo, uma dessas instalações provisórias “está a funcionar como um gabinete de vacinação contra a gripe para os utentes de risco”.

Outras duas instalações servem de sala de espera, garantindo o distanciamento entre utentes “e criando um circuito independente, de forma a não interferir com o normal funcionamento” da estrutura.
Já os contentores distribuídos pela USF Laços de Cortegaça, pela USF João Semana de Ovar e pela USF de São João de Ovar “estão dedicados a salas de espera”.
Salvador Malheiro defende que esta solução não resolve os problemas actuais da rede de saúde local, porque no concelho ainda há postos médicos e USF que “continuam encerrados” desde o pico inicial da pandemia.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo