Saúde

Enfermeiras do Hospital de Ovar premiadas

O poster de três enfermeiras da Unidade de Convalescença do Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) obteve o segundo prémio durante o IV Congresso da Ordem dos Enfermeiros do Sul, realizado no final do ano.

O trabalho – intitulado “Impacto da polimedicação nas quedas” – foi concebido por Joana Campos, Patrícia Moreira e Ana Leitão, resultado de um projeto que aborda a problemática das quedas evidenciadas na Unidade de Convalescença do HFZ-Ovar, em doentes polimedicados.

Segundo as autoras, o principal objectivo foi relacionar a influência da polimedicação sobre a taxa de incidência de quedas naquele serviço em 2021 e identificar os grupos farmacológicos que aumentam o risco de queda.

Elas salientam que os enfermeiros têm um papel fulcral no desenvolvimento de estratégias de prevenção de risco, no âmbito da gestão do sono, alterações de comportamento, gestão da eliminação e hidratação e no alerta à equipa multidisciplinar.

Outro destaque vai para o terceiro prémio atribuído ao trabalho intitulado “Unidade de Hospitalização Domiciliária: evidências de três anos de existência”, de Ana Filipa Monteiro Soares Leite e Paulo Ricardo Rodrigues.

“Investir em Enfermagem, dar Valor à Saúde” foi o tema do IV Congresso da Ordem dos Enfermeiros do Sul, que decorreu no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), nos dias 06 e 07 de dezembro. Durante o simpósio, partilhou-se o saber científico, mas também se premiaram, em jeito de recompensa e de gratidão, os enfermeiros que enriqueceram os trabalhos com comunicações orais e com posters. Foram igualmente galardoados os vencedores dos concursos de fotografia, orçamento participativo e investigação em enfermagem.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo