CulturaPrimeira VistaVerão 2022

Multidão assistiu à Benção do Mar na praia de Cortegaça

O “Mapa do Reino” de 1870 localiza na chamada “Praia Velha”, de Cortegaça, os palheiros de Cortegaça e de Maceda, sendo que aqui trabalhavam duas campanhas de arrasto.

Para atender à devoção desta população dedicada à pesca, foi primitivamente erguida uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Nazaré.

Aqui se realizava procissão, missa de festa e sermão anuais. Gravada num cálice que chegou aos nossos dias, a inscrição “Nossa Senhora de Nazaré de Cortegaça, 1877” testemunha que o templo estaria aberto nesta época.

Portanto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré acontecem há mais de 140 anos, acontecimento singular no concelho de Ovar.

Este domingo, após dois anos de interrupção, voltaram a percorrer as ruas da vila mais de duas dezenas de andores, primeiro de manhã e depois durante a tarde culminando com a Benção do Mar.

Ao Padre Manuel Dias da Silva coube dirigir a Benção ao Mar reflectindo sobre a vida dura dos pescadores e das gentes do mar num caminho para melhores condições de vida e de paz com Jesus.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo