Município concede benefícios sociais aos bombeiros voluntários
A Câmara Municipal de Ovar prepara-se para atribuir um conjunto de benefícios sociais aos bombeiros voluntários que prestam serviço no concelho, como forma de reconhecimento público do “importante e imprescindível trabalho como agentes da Protecção Civil e pela dedicação e empenho no socorro e segurança da população e de bens do nosso território”, avança o presidente da autarquia, Salvador Malheiro, sublinhando que “é também um incentivo para o exercício voluntário desta nobre actividade.”
O regulamento que prevê e regula a concessão de uma série de benefícios sociais a atribuir a todos os operacionais das duas corporações de bombeiros do Município de Ovar, com mais de um ano efectivo de serviço prestado, e respectivos cônjuges e filhos, foi já aprovado em sede de reunião de Câmara Municipal, no passado dia 28 de novembro.
Benefícios em matéria de educação, cultura, desporto e resíduos sólidos urbanos: Com a operacionalização deste Regulamento na área do Município, a autarquia concede benefícios em matéria de educação, nomeadamente através da comparticipação de 50% na compra de livros escolares, da atribuição de 500 euros anuais para pagamento de propinas, e da comparticipação de 50% no pagamento de refeições escolares até ao limite de 100 euros, em cada ano lectivo.
Entre os benefícios previstos, encontra-se ainda o desconto de 50% em entradas pagas para eventos promovidos pelos Serviços Municipais de Cultura, Desporto e Juventude, no máximo de duas entradas por evento, e de 50% no preço das publicações à venda nos espaços municipais. Poderão também usufruir do desconto de 50% nas inscrições e mensalidades de utilização da Piscina Municipal, no máximo de duas pessoas, por ano.
Os voluntários das corporações dos bombeiros de Ovar e Esmoriz poderão também beneficiar da comparticipação de 50% no pagamento das tarifas de resíduos sólidos urbanos, até ao limite de 60 euros por ano.
Após aprovação em sede de Assembleia Municipal, e a fim de operacionalizar a implementação dos benefícios previstos no documento, a Autarquia emitirá um cartão que identificará os beneficiários destas medidas, mediante a confirmação da actividade de bombeiro pelo comandante da respectiva corporação. (Foto: Hugo Monteiro)