Cultura

Município debate a importância do Associativismo Jovem

Através do seu Serviço de Juventude, a Câmara Municipal de Ovar deu continuidade ao ciclo de “Talks de Juventude” com a realização, esta sexta-feira, 31 de julho, de uma tertúlia dedicada ao Associativismo Jovem, cujo propósito, refere Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da autarquia, foi “abordar a importância das associações juvenis como factor de desenvolvimento dos jovens, assim como incentivar os jovens a participarem mais no Associativismo”.

Sob o mote “O Associativismo Jovem serve para alguma coisa?” a iniciativa decorreu no Bar do Centro de Arte de Ovar, tendo como oradores Cátia Camisão (Vice-Presidente da FNAJ – Federação Nacional de Associações de Jovens), José Barge (ex-Tesoureiro da Associação Académica de Coimbra) e Fernando Marques (membro da Direcção da CRECOR).

Através de uma interacção descontraída e informal, os jovens oradores na Talk traçaram o panorama do associativismo juvenil a nível local e nacional, abordaram os desafios que as Associações enfrentam, e apresentaram possíveis soluções para fomentar a participação dos jovens no associativismo.

“Estamos a implementar uma estratégia de proximidade, dando destaque às associações juvenis do concelho”, afirma Ruben Ferreira, vereador da Juventude da autarquia, realçando que o evento se realizou de forma presencial e digital. “Cumprimos todos os cuidados de segurança para os jovens que quiseram assistir presencialmente ao evento e, além disso, ainda o transmitimos no Facebook «Ovar Jovem» para que qualquer pessoa pudesse assistir. Connosco, nenhum jovem fica excluído de participar” assegura Rúben Ferreira.

O evento foi avaliado de forma bastante positiva pelos participantes, com 60% a considerarem que a iniciativa “Correspondeu às Expectativas” e 40% a considerarem que “Excedeu as Expectativas”.

A cargo do Serviço de Juventude da Câmara Municipal de Ovar, o Ciclo de “Talks de Juventude”, iniciado em junho de 2020, decorrerá ao longo do ano, no bar do Centro de Arte de Ovar, com transmissão no Facebook em www.facebook.com/ovarjovem.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta