DesportoPrimeira Vista

Museu e Memorial marcam Bodas de Ouro do Esmoriz GC

No dia em que festejou 50 anos de vida, o Esmoriz Ginásio Clube (EGC) homenageou o passado e todo um percurso de sucesso consubstanciado em 52 títulos nacionais distribuídos por todos os escalões.

Na presença, entre outras individualidades, de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, e de Armando França, antigo Edil ovarense, o presidente do clube aniversariante, António Silva, explicou que a criação do Museu “quer perpetuar muitos daqueles que, directa e indirectamente, contribuíram para o crescimento deste clube”.

O Museu José Romeira e Américo Ferreira da Silva – assim foi designado, fica instalado numa das salas do pavilhão do EGC. Segundo António Silva, o Núcleo Museológico herda o nome de “dois notáveis dinamizadores do voleibol da nossa terra – o Prof. José Romeira e Américo Ferreira da Silva, já desaparecido.

Trata-se de um pequeno núcleo museológico onde se pode apreciar os troféus conquistados pelo EGC, com destaque para os dois campeonatos nacionais de séniores masculinos das temporadas de 1982/83 e 1983/84, Taça de Portugal em seniores masculinos da época de 1981-1982 e o Campeonato da II Divisão Nacional em seniores femininos em 1986-1987, e ainda os galhardetes e as bandeiras do clube, entre outro espólio que vale a visita.

O clube fundado em 1967 comemorou, no último sábado, este marco histórico também com a inauguração de um memorial no Palacete dos Castanheiros. Aqui recorda-se o célebre Campo da Eira, onde o tudo começou para o clube que já é apelidado de Universidade do Voleibol, tanmtos foram os atletas e técnicos de gabarito formados na suas fileiras.

O Esmoriz Ginásio Clube evocou a sua história, a força da sua formação e demonstrou que está muito vivo e confiante de que o futuro só pode trazer mais títulos.

(Fotos: CB Fotos)

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo