CulturaPrimeira Vista

Museu exibe espólio no Centro Cultural de Vila das Aves

Trajes tradicionais da colecção do Museu de Ovar estiveram expostos na “Mostra Etnográfica” organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso no Centro Cultural de Vila das Aves, entre o dia 9 de junho e 31 de julho.

Uma mostra sobre o traje e o trajar do povo português, para o qual o Museu de Ovar cedeu não só trajes de trabalho característicos da etnografia de Ovar (Beira Litoral), como fatos de Pescador, Varina, Amolador ou Camponês. Trajes da colecção do Museu de Ovar, que se destacaram nesta mostra do traje tradicional como imagem de uma cultura e indicador sociocultural e histórico, reflectindo e diferenciando um povo de acordo com o seu enquadramento geocultural, neste caso dos finais do século XIX e princípio do século XX.

A organização deste certame recorreu ainda ao Museu de Ovar para a representação de várias outras regiões do país, como: Traje de Festa do Alto Alentejo – Nisa; Traje de trabalho de Pastor do Baixo Alentejo – Beja; Trajes de festa do Algarve; Traje de trabalho  de Ceifeira do Baixo Alentejo – Beja ou Traje de festa e Capa de Honra de Trás-os-Montes de Miranda do Douro.

O Museu de Ovar tem-se desdobrado ainda em mostras de fotografia, pintura e escultura estando igualmente agendado para setembro um evento cultural que marcará uma nova fase desta Instituição com a recente eleição de nova direcção.

A iniciativa passa por mostrar parte do seu espólio de pintura e cerâmica, sob o tema, “Museu de Ovar na Casa da Praça A Coleção”. Uma grande exposição fora das quatro paredes do Museu a realizar entre os dias 11 e 19, reunindo obras de Cargaleiro, Artur Bual, Jorge Barradas, Júlio Resende, Querubim Lapa, Vieira da Silva, Dórdio Gomes, Alberto Carneiro, Guilherme Camarinha, Milly Possoz, Teixeira Lopes, Domingos Pinho, Hogan, entre outros mestres da pintura, cerâmica e escultura, num imóvel em fase de obras junto à Praça da República.

Entre esta dinâmica oferta cultural proporcionada à população local e a quem visita o concelho de paisagens naturais como a Ria ou de praias muito procuradas, neste período de verão.

Agenda do nosso Museu está recheada de actividades culturais, contando ainda com novas sessões do “À Palavra no Museu de Ovar” a serem retomadas em setembro com os escritores Nuno Gomes e Nuno Amado, como sempre animadas e moderadas pelo escritor ovarense, Carlos Nuno Granja.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo