Cultura

Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Anitta são os nomes mais conhecidos

62% dos residentes em Portugal já foram a concertos

Que os cantores do Brasil estão longe de ser desconhecidos no país, ninguém duvida: a presença constante entre hits nas plataformas e play lists pode comprová-lo. São 62% dos residentes de Portugal que já foram a concertos e festivais de artistas brasileiros, isso é o que acaba de revelar a nova pesquisa da Preply — responsável por investigar o que (e como) pessoas de todas as regiões ouvem quando o assunto é a música produzida na terra do futebol.

À plataforma, aliás, 96% dos inquiridos não apenas afirmaram consumir canções brasileiras, como também elegeram os principais nomes que lhes vêm à mente ao pensarem nos talentos surgidos no Brasil: Ivete Sangalo, Anitta e Caetano Veloso.

Para compreender a relação de Portugal com a cultura do Brasil (que Ovar bem conhece), recentemente, a especialista no ensino de idiomas pediu que inquiridos de todos os distritos partilhassem o que pensam da arte do Brasil, entre experiências com concertos e festivais e preferências pessoais. Além de revelarem o quanto consomem tais músicas, os ouvidos no estudo ainda puderam contar o quanto artistas como Giulia Be e Michel Teló os ajudaram a aprender o português falado fora das terras lusitanas.

Made in Brazil: os cantores e ritmos mais ouvidos em Portugal

Embora situações de xenofobia não sejam incomuns no país, se existe algo que a pesquisa revela é como Portugal nunca esteve tão aberto ao consumo de artistas brasileiros, constatação evidenciada pelos mais de 90% dos inquiridos que disseram já ter ouvido ou escutar com frequência cantores do Brasil.

A boa aceitação, nesse sentido, não parece limitar-se somente às músicas ouvidas de modo involuntário em bares e restaurantes, por exemplo, ou em playlists aleatórias nas plataformas digitais. Isso porque, de acordo com os dados da Preply, 61,8% dos residentes em Portugal declararam já ter participado em concertos ou festivais de personalidades como Anitta e Luan Santana  — com 15,4% desses afirmando, aliás, terem ido a mais de um evento musical promovido por brasileiros.

Mas, afinal, se tais cantores e bandas são tão acolhidos no nosso país, a que nomes poderia ser atribuída a popularidade das canções brasileiras? Ao que sugerem as respostas, ao menos três deles: Ivete Sangalo, reconhecida por 9,4% dos inquiridos, Caetano Veloso (5,7%), o quarto maior artista da história do Brasil segundo a Rolling Stone, e, claro, o fenómeno global Anitta (6%), dona dos hits pop “Mil Veces” e “Envolver”. Somam-se a eles, ainda, os também citados Roberto Carlos (4,8%) e Luan Santana (4,1%).

Já o pódio dos estilos musicais de maior sucesso em Portugal, segundo residentes de todas as regiões, seria formado pelo sertanejo (46%), bossa nova (43,8%) e samba (40,8%), que dividem o coração dos inquiridos com os ritmos pop (39,4%) e funk (39,4%).

Seguindo a máxima de que consumir conteúdos é uma boa forma de aprender novos idiomas, durante o levantamento, a maioria da população admitiu ouvir músicas produzidas no Brasil não apenas por diversão — mas para se manter em contacto com o português falado fora de Portugal.

Quando questionados sobre a aprendizagem llinguístia envolvendo canções brasileiras, 60,6% dos inquiridos afirmaram já ter descoberto expressões e calão graças a diferentes composições musicais, enquanto 52% associam as maiores novidades à pronúncia de certas palavras.

Para outros, por sua vez, o consumo de música foi o que possibilitou o aumento do vocabulário sobre temas específicos (40%), sem esquecer a exploração de sotaques e regionalismos diversos (34,8%).

Assim, não parece descabido sugerir que o facto de portugueses e brasileiros falarem a mesma língua se torna um facilitador durante o processo de aprendizagem. Não por acaso, mesmo reconhecendo as peculiaridades do idioma falado no Brasil, 66,4% dos inquiridos afirmaram compreender totalmente as letras das músicas, percentual mais expressivo em relação àqueles que ainda encontram dificuldades diante de composições mais desafiadoras (31,2%).

Muito além da música brasileira: outras produções de sucesso em Portugal

Mesmo sendo, na opinião dos inquiridos, o produto mais consumido pela população, as respostas recentes à Preply apenas reforçam o que antes era uma impressão geral: as canções brasileiras não são as únicas a cativarem os gostos dos residentes do nosso país.

Se comparadas às outras artes importadas do Brasil, cabe dizer, o grande destaque também vai para as produções audiovisuais, visto que tanto as famosas telenovelas (43%) quanto os filmes (22,2%) e programas de TV (25%) apareceram como os favoritos, segundo os inquiridos — que, aparentemente, estão mais do que familiarizados com histórias como “Gabriela” (1977), a primeira a atravessar fronteiras até as telas portuguesas.

 

No momento em que a literatura brasileira tem sido cada vez mais reconhecida internacionalmente, os livros (18,6%) também receberam menções consideráveis por parte dos inquiridos pela plataforma, seguidos pelos festivais culturais (17,6%) diversos. Vale lembrar que, hoje, obras literárias brasileiras como “Torto Arado” (2019) e “Tudo é Rio” (2014) têm vindo a alcançar caminhos de sucesso em Portugal.

Metodologia

Para desvendar como a população de Portugal consome música brasileira, entre os dias 18 e 19 de março, 500 internautas de todas as regiões foram questionados sobre os artistas e ritmos favoritos, bem como a aprendizagem linguística obtida através de canções produzidas no Brasil. No total, os inquiridos responderam a 10 diferentes questões, que possibilitaram a criação de diferentes rankings — onde é possível conferir o percentual de cada alternativa apontada pelos inquiridos.

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