CulturaPrimeira Vista

“Nostos” de André Mesquita reflecte sobre a nostalgia (Passatempo)

O espectáculo “Nostos”, de André Mesquita e Simon James Phillips, que faz uma reflexão sobre a nostalgia através da dança, vai estar no palco do Centro de Arte de Ovar, sábado, às 22h.

Esta peça coreográfica resulta de uma encomenda do Teatro Maria Matos aos criadores, e teve estreia em Guimarães, em fevereiro, no Festival GUIdance.

“Nostos (ou uma eventual penumbra de ambiguidade)” é o título desta peça que parte daquela palavra grega que significa “retorno a casa”, a partir da qual André Mesquita, fundador e coreógrafo da estrutura artística TOK´ART – que viveu algum tempo fora do seu país – questiona e liga a ideia de corpo/casa.

“Queria explorar o que descobrimos sobre nós num lugar estranho e que, como tal, revela uma impossibilidade de retorno ao mesmo.” Nostos, palavra que está também na origem do vocábulo “nostalgia”, reflecte ainda sobre o poder deste sentimento. Como as memórias podem ser um factor de resiliência, de desejo de um tempo e espaço do passado, apontando para um novo futuro. É esta a nostalgia de André Mesquita aqui. E, novamente, o coreógrafo não esconde eventuais penumbras de ambiguidade entre o que se quer dizer e o que efectivamente se diz.

O pianista australiano Simon James Phillips trabalhou em conjunto com André Mesquita nesta criação, acompanhando de perto todo o processo e apresentando-se em palco com temas compostos para os cinco bailarinos de Nostos.

direção artística e coreografia: André Mesquita
música: Simon James Phillips
figurinos e espaço cénico: André Mesquita
luzes: Nuno Salsinha e André Mesquita
vídeo: Tomás Pereira e André Mesquita
intérpretes: Teresa Alves da Silva, César Faria Fernandes, Filipa Peraltinha, Sylvia Rijmer e Woody Santana
produção: TOK’ART
coprodução: Maria Matos Teatro Municipal, Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e Teatro Viriato
fotografia: © Bruno Simão

PASSATEMPO: Ganhe uma entrada dupla para este espectáculo. Diga quem é Simon James Phillips e envie para [email protected]

Vencedor será divulgado na sexta-feira.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo