CulturaPrimeira Vista

O “Bota-Abaixo” de uma Bateira tradicional – Por Etelvina Almeida

A bateira tradicional de pesca, de José Pedro Miranda, foi à água pela primeira vez, no sábado, dia 20-01-2024, depois de ter sido reconstruída no Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira (Murtosa), pelo mestre, construtor naval José Rito, o seu avô, com a colaboração de José Augusto. Foi baptizada de, “Alfredo Miranda”, o nome do seu pai.

Trata-se de uma embarcação de trabalho, com 7 metros de comprimento, preparada para a pesca na ria com as “artes”.

Nessa tarde, e em ambiente de festa, foi entusiasticamente levada em braços pelos familiares, e amigos, até à beira da ria, sendo aí inaugurada.

Devidamente aparelhada, e desfraldada a vela, sulcou as águas da laguna numa tarde de calmaria, manobrada pelo seu irmão Diniz, e o seu amigo Rodrigo, ambos ainda muito jovens, mas já habituados a competir nas regatas.

José Pedro é pescador e, mesmo sendo bastante jovem, é proprietário de duas bateiras de pesca e de um barco moliceiro, construído recentemente, tendo já conquistado, por várias vezes, o primeiro lugar nas regatas da região.

Esta bateira de madeira, que se encontrava em fim de vida, renasceu para a ria, tornando-se em mais um contributo para aumentar a frota de embarcações tradicionais de pesca da laguna, especificamente a da Torreira, que já vai vacilando perante a opção por novos materiais de construção, como a fibra.

Parabéns ao proprietário, e ao mestre, por darem nova vida a este exemplar.

Bons ventos e boa faina!

Etelvina Almeida

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo