CulturaPrimeira Vista

O que é “Novo” passa pela Casa do Povo

Já devem ter reparado no cartaz em que o pugilista vareiro, Santa Camarão, nos surge a promover o “Novo”. Gil Godinho, locutor e produtor do programa PopArt, na Radio AVfm, de Ovar, é o mentor do projecto “Novo”, que conhece este fim-de-semana mais um episódio.

“Novo’ é uma mostra de música independente, um festival urbano que traz à cidade de Ovar quatro propostas musicais emergentes no panorama musical nacional”, explica Gil Godinho.

Distribuídas por dois concertos no período da tarde, e 2 concertos no período da noite, sobem ao palco do auditório da Casa do Povo de Ovar, este sábado, os projectos Surma, Big Red Panda, Homem em Catarse e Madrasta.

A crise económica, o fenómeno da pirataria e o aparecimento de suportes alternativos ao disco, levou o mercado discográfico a uma situação limite. Gil Godinho refere que “a consequente diminuição da venda de discos provocou uma redução, por parte das editoras, no investimento e na aposta em novas bandas, fazendo com que estas e os músicos fiquem por sua conta e risco neste mercado altamente competitivo”.

Mas  a verdade, continua, é que, “por paixão à música existem bandas e músicos que ainda assim acreditam, lutam, sonham e acabam por editar em nome próprio, as cada vez mais frequentes edições de autor”.

É, assim, com sentido de missão, no que toca à valorização e promoção da nova música portuguesa, que a Casa do Povo de Ovar, em parceria com a Radio AVfm, abre as suas portas ao que é “Novo”.

O “NOVO”, mostra de música independente, é um evento dedicado a promoção de novos projectos musicais, cujos objectivos são “dar espaço para que os projectos musicais seleccionados promovam e vendam os seus discos, criando desta forma uma interessante interacção público/artistas, promover show cases, entrevistas e directos radiofónicos, promover contactos entre bandas, promotores, programadores culturais e proprietários de estabelecimentos comerciais que promovam ou queiram vir a promover espectáculos de música ao vivo.

Para além do programa de radio que realiza, Gil procura mostrar música nova e alternativa, assumindo no início do ano, em conjunto com o amigo, João Baptista, dos estúdios Anexo 16, o desafio e responsabilidade de programar e dinamizar o edifício onde estão alocados os estúdios da emissora local de Ovar.

Informações gerais:
Nome do evento: NOVO-Mostra de música independente
Data: 14 de novembro
Preço: Entrada livre
Horários: Tarde (inicio ás 16:00), noite (inicio ás 22:00)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo