Covid-19Saúde

Oito conselhos para doentes oncológicos em isolamento

A Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) chama a atenção aos doentes oncológicos para a importância de realizar actividade física durante o tempo de isolamento. Desta forma deixam oito dicas que pretendem ajudar os doentes oncológicos a manter os hábitos de exercício físico e a reduzir os níveis de sedentarismo, que podem aumentar devido ao confinamento domiciliário causado pela pandemia de Covid-19.

“A situação de isolamento contribui facilmente para uma diminuição da atividade física e aumento do sedentarismo, ambos factores de risco de patologias cardiovasculares que  agravam o prognóstico de doentes oncológicos. Apesar de a posologia não ser de tão fácil controlo à distância e com recurso a materiais caseiros, as novas tecnologias permitem a condução e supervisão de sessões de exercício. Para além dos benefícios a nível físico, também as componentes psicológica e emocional, seguramente mais fragilizadas nesta fase, podem beneficiar da prática regular de exercício físico”, explica Ana Joaquim, médica e presidente da AICSO.

Para que não deixem que o sedentarismo tome conta da suas vidas, a AICSO deixa abaixo oito dicas para ajudar os doentes oncológicos e cuidadores a implementar hábitos de actividade física em casa:

  1. Evite permanecer mais de 30 minutos na posição de sentado, reclinado ou deitado, durante os períodos que estiver acordado.
  2. Levante-se e caminhe pela casa enquanto conversa ao telemóvel, por exemplo. Procure alternar posições (sentado ou em pé) enquanto realiza tarefas como a leitura, por exemplo.
  3. Participe nas tarefas domésticas como estender a roupa ou colocar a roupa na lavandaria, lave a louça, faça as camas ou vá levar o lixo. Estas são tarefas que o obrigam a exercitar algumas partes do corpo.
  4. Deixe o telefone, comando ou equipamentos electrónicos em pontos distantes para o obrigar a levantar-se.
  5. Reparta a actividade aeróbia de intensidade moderada em períodos de 10 a 20 minutos entre 2 a 3 vezes por dia. Se optar por caminhar no exterior mantenha a distância de segurança dos restantes caminhantes.
  6. Escolha as actividades que pode realizar dentro de casa como dançar, subir e descer escadas ou andar em passo acelerado.
  7. Para manter a aptidão muscular pode realizar exercícios com recurso a pesos improvisados, como garrafas de água ou embalagens de arroz. Pode ver alguns exemplos no site da AICSO (https://aicso.pt/).
  1. Para se manter activo poderá ainda envolver-se em actividades domésticas, brincar ou realizar jogos ativos com as crianças ou realizar actividades no exterior como por exemplo tratar do jardim ou bricolage.

“Em sobreviventes de cancro, a evidência sugere a realização de três sessões de actividade aeróbia moderada ou vigorosa por semana com a duração de 30 a 60 minutos, que pode ser combinada com duas a três sessões por semana de exercícios de força. A actividade permite melhorar os sintomas de fadiga, ansiedade e depressão, assim como os níveis de aptidão física e qualidade de vida”, explica Alberto Alves, professor e doutorado em actividade física e saúde.

É essencial que, em caso de dúvidas ou de possíveis complicações, o doente oncológico tenha o contacto das equipas que o acompanham.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo